Política

Prefeitos devem avaliar gestão e planejar o último ano do mandato
06-12-2007 18:35

O vice-governador Orlando Pessuti disse aos prefeitos que avaliem o que se comprometeram a realizar para a população e que elaborem o planejamento do último ano de mandato. Ele falou aos cerca de 500 gestores públicos que participaram do Encontro Estadual do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos (edição 2007-2008), em Foz do Iguaçu, na quarta (05) e quinta-feira (06). Além de abrir oficialmente o evento, o vice-governador ministrou a palestra “Estadista ou populista: a escolha é sua”.

Pessuti disse que é fundamental, também, que os prefeitos avaliem se, na execução de seus planos de governo, estão no caminho certo e fiquem atentos à legislação. “Para isso, é necessário que os prefeitos e líderes sejam constantemente treinados e capacitados para fazer boa administração, utilizando de forma consciente os recursos públicos. Não há mais espaço para o amadorismo”, afirmou.

INTEGRAÇÃO – De acordo com o vice-governador, o planejamento também deve ser repensado para o cumprimento das propostas de campanha. Como exemplo, ele cita a meta estipulada pelo Governo de que os 399 municípios do Estado estejam trabalhando com planos diretores até o fim do ano. “Não existe mais lugar para o populista. O líder deve atuar de forma participativa, integrada com o município, a sociedade e a iniciativa privada. Hoje, não se pode mais pensar no discurso fácil, o que vale são os projetos”, ressaltou.

O vice-governador disse ainda que a orientação é que os prefeitos fiquem atentos ao que o Governo do Estado está fazendo antes de solicitarem os recursos. “Muitas vezes o prefeito vai em busca de uma obra ou recurso que nem sequer está previsto no nosso Plano Plurianual e na nossa Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que dificulta a liberação”, disse.

Entre os projetos previstos para financiamentos aos municípios estão a Biblioteca Cidadã, a Patrulha Rural, o Centro de Assistência Médica à Mulher, e alguns da área da segurança. “É importante que os prefeitos se atualizem quanto à programação de obras e ações do governo, porque assim eles rapidamente poderão estar desenvolvendo a sua gestão administrativa, construindo e realizando sonhos da comunidade”, destacou.

SUBSÍDIOS – De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, que coordenou o Encontro de Líderes Públicos, o objetivo principal do evento estadual é fornecer subsídios para que prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais aprovem com rapidez a sua prestação de contas. “Certamente, cada um de nós está aprendendo algo mais sobre como administrar o município, como se relacionar com os demais órgãos governamentais e as sobre obras e ações que o Estado oferece a todos os municípios, como os programas Trator Solidário e Irrigação Noturna”.

Segundo Forte Netto, a previsão é que, no ano que vem, além dos cursos de capacitação para gestores públicos, também sejam ofertados cursos para os servidores municipais que não completaram o ensino médio e para os que desejam fazer um curso de tecnólogo em gestão pública. Ambos deverão ser realizados em parceria com as universidades. A expectativa é de que 2 mil alunos participem do curso de tecnólogo. “A proposta é trabalhar todos os aspectos da gestão pública, para que eles entendam todos os processos e funções inerentes à profissão”, salientou.

CAPACITAÇÃO – Para o diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Campos Costa, os programas de capacitação são importantes ferramentas para tornar os municípios ainda mais competitivos. “O mundo hoje está dividido entre aqueles que estão preparados e aqueles que não estão preparados. Um município preparado e competitivo investe na pequena empresa e cria condições para o seu desenvolvimento. É assim que se constrói uma nação”, defendeu.

Também participaram do encontro estadual de Líderes Públicos (edição 2007-2008), a secretária da Cultura, Vera Mussi; o secretário do Planejamento e da Coordenação Geral, Enio Verri; o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues; o secretário especial de Projetos Sociais, Nivaldo Gonçalves; a coordenadora da região Metropolitana de Londrina (Comel), Elza Côrrea; o presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP), Moacyr Fadel; o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo McDonald Ghisi. O Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e do Paranacidade, em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Sebrae-PR.

AEN
Foto Joao Henrique Stahlke
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado