Política

Requião defende governabilidade de Lula em encontro em Florianópolis
18-11-2006 13:41

O governador Roberto Requião foi um dos signatários da nota oficial do PMDB, emitida na noite de sexta-feira (17), em Florianópolis, manifestando suporte à governabilidade do presidente Lula, baseada na retomada do desenvolvimento nacional, no estabelecimento de um novo pacto federativo, que forneça meios a estados e municípios para a geração de emprego, a elevação da renda e a inclusão social. “Vamos estudar a situação econômica e financeira do Brasil e dos municípios e apresentar sugestões concretas ao presidente Lula”, disse Requião.

Estavam reunidos, além do governador do Paraná, os governadores do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, de Santa Catarina, Eduardo Moreira, os eleitos por Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, e por Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e ainda o deputado federal Michel Temer, presidente do diretório nacional do PMDB. “A nossa posição de apoio foi por unanimidade e não por consenso, e ela indica ainda que não estamos reivindicando cargos, mas colocando o PMDB à disposição de Lula”, completou Requião.

O governador do Paraná já havia declarado, assim como foi manifestado na nota do PMDB, que o apoio ao presidente Lula deveria se dar com sugestões concretas, positivas, propositivas e plausíveis para melhorar a performance do governo federal. E, por este motivo, criticou a ausência de alguns governadores, que pediram a realização do encontro em um campo neutro. Ele ressaltou que a sua posição não mudaria em outro lugar. “Eu teria a mesma opinião no Paraná, em Santa Catarina ou em Brasília”, garantiu. E brincou dizendo que um local neutro só seria possível se a reunião fosse feita em águas internacionais. “Não tem cabimento essa fuga das reuniões”, comentou.

Para o presidente do partido, deputado Michel Temer, esta primeira manifestação formal do partido deverá mudar os rumos da reunião que ele tem com o presidente Lula na próxima quarta-feira (22). “O presidente certamente irá formalizar o convite para o PMDB apoiar o governo”, ressaltou.

Temer também pretende realizar novas reuniões, como a de Florianópolis, não apenas com os governadores peemedebistas, mas também com os presidentes de diretórios estaduais e com outras lideranças do PMDB. “Mostramos, em Florianópolis, que temos uma tese agregacionista e não de divisão do partido”, finalizou.


AEN
Foto: Everson Bressan-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado