Política

Requião empossa sete secretários e diz que novo governo vai “marcar história”
13-02-2007 13:04

O governador Roberto Requião afirmou nesta segunda-feira (12), ao empossar sete secretários de Estado em solenidade no Palácio Iguaçu, que seu terceiro mandato será o melhor de todos e que “deverá marcar a história do Paraná”.

Os novos secretários empossados são os seguintes: Valter Bianchini (Agricultura), Ênio Verri (Planejamento), Nelson Garcia (Trabalho), Marcelo Almeida (Obras) e Virgílio Moreira Filho (Indústria e Comércio). Também foram empossados os secretários especiais Jacir Bergmann II (Cerimonial) e Vanderlei Iensen (Chefia de Gabinete)

A posse dos novos secretários teve a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e do ex-titular da pasta, Miguel Rosseto, além de dezenas de prefeitos, deputados federais, estaduais e outras autoridades do Paraná.

“Este é um governo feito com paixão”, destacou Requião. “Dos novos e antigos secretários, espero a manutenção da paixão e da garra. Secretário de estado não tem férias, tem envolvimento completo com a população”, disse o governador, que discursou por 50 minutos.

“Estamos numa frente de governo multipartidária com o PT e a porção do PSDB que aderiu à nossa campanha. Isso precisa ser reconhecido, mas não é critério para nomeação ou indicação. Só entra quem tem qualificação e só fica quem produz”, alertou.

“Vocês estão vendo hoje o prosseguimento e o aprofundamento de um governo que sempre se declarou como o governo dos princípios da Carta de Puebla, da opção preferencial pelos pobres. Nessa linha, nós seguimos”, discursou Requião.

O governador disse que sua convicção contra a possibilidade de reeleição para cargos executivos está “abalada”. “Precisamos do acúmulo de experiência na gestão pública e de domínio da máquina para que os governos sejam cada vez melhores.”

Os secretários — Um a um, o governador explicou os motivos da indicação dos secretários que empossou nesta segunda-feira. “A escolha de Valter Bianchini para a secretaria da Agricultura é técnica e pessoal. Durante sua passagem pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, ele afinou-se com o que penso sobre agricultura. É, sem sombra de dúvida, um técnico louvado em todo o País. Com sua interface lógica com o Ministério da Agricultura, espero que Bianchini viabilize um projeto ainda melhor do que o que espero dele”, disse Requião.

“Enio Verri, o novo secretário do Planejamento, é do PT, mas esse não é necessariamente o motivo de sua indicação, que discuti com o deputado André Vargas”, falou. Ele vem com recomendação de seu partido e de seus examinadores no curso de mestrado, que são assessores da Secretaria da Fazenda, com a experiência de secretário da Fazenda em Maringá e de assessor do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo”, explicou.

“O novo secretário de Obras Públicas, Marcelo Almeida, teve atuação brilhante no Detran, que estava no vermelho até 2002 e em nosso governo investiu R$ 450 milhões na recuperação de estradas”, afirmou o governador.

“Nelson Garcia, que assume a secretaria do Trabalho, é um amigo pessoal, homem que não se atrita mas que tem posições firmes e que não vacila na implementação de suas idéias. Vai administrar a secretaria em parceria com as grandes centrais sindicais e também com as organizações patronais como a Fiep e a Faciap”, determinou.

“Virgílio Moreira Filho já foi meu secretário (da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul). Saiu para disputar as eleições na Associação Comercial do Paraná”, disse. Nesse período, a pasta passou para as mãos de Jacir Bergmann II, que agora retorna à secretaria especial do Cerimonial e Assuntos Internacionais. “Essa pasta trabalha em contato íntimo com a de Indústria e Comércio, fazendo contatos com países latino-americanos que têm rendido grandes resultados para nossa balança comercial”, falou Requião. Ele ainda empossou o secretário especial da Chefia do Gabinete do Governador, Vanderlei Iensen.

Metas — Valter Bianchini assumiu a pasta com a responsabilidade de incrementar a agricultura do estado, com atenção especial para a agricultura familiar. “Teremos programas para a sanidade animal, a ser implantado até maio, investimentos do BRDE para programas estratégicos e melhoria genética da bacia leiteira”, destacou o novo secretário. “O Paraná é referência agrícola e isto deve ser incrementado. A parceria com o Ministério da Agricultura vai viabilizar rapidamente a adoção de programas para o estado”.

Já o secretário Marcelo Almeida disse que o trabalho da Secretaria de Obras “será feito com esmero, pois a população merece receber obras públicas bem acabadas, com melhor padrão e qualidade”. A obra, salientou, é o retrato da aplicação do dinheiro público. Ele também disse que vai manter a linha de trabalho que adotou à frente do Detran. “Eficiência e eficácia andam juntas e costumam dar excelentes resultados”.

Nelson Garcia disse que assume a Secretaria do Trabalho com o desafio de promover a qualificação profissional e a geração de renda. “Trabalharemos em parceria com a sociedade organizada, como sindicatos e federações. Vamos atuar para promover distintas faixas etárias e setores econômicos”, falou.

Enio Verri assumiu a secretaria de Planejamento e Coordenação Geral com a missão de “amarrar” as ações do Governo do Paraná. Ele anunciou que pretende se reunir ainda nesta semana com os demais secretários para avaliar a viabilidade das políticas públicas de cada área.

Jacir Bergmann II disse que sua intenção no Cerimonial é dar continuidade a projetos e ampliar as relações com os países latino-americanos e do Mercosul. “Vamos intensificar também o trabalho relacionado ao protocolo do governador, que é a parte do cerimonial do governo do Estado”, afirmou.

“Coordenar o gabinete do governador é um trabalho que já fiz anteriormente e que, ao lado da mesma equipe, tem condições de ser mais eficiente a partir de agora”, disse Vanderlei Iensen, que retornou à chefia de gabinete no Palácio Iguaçu.

O governador Roberto Requião anunciou para a próxima semana a posse dos coordenadores das novas regiões metropolitanas de Londrina, Elza Correia, e de Maringá, João Ivo Caleffi.

Agência Estadual de Notícias
Foto: Julio Covello-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado