Política

Requião visita Senado na França e discute relações comerciais na Embaixada brasileira
30-05-2007 17:08

O governador Roberto Requião visitou, na manhã desta quarta-feira (30), o Senado francês, acompanhado do senador do Departamento da Drôme, Jean Besson. Durante o encontro com o presidente do Senado, Christian Poncelet, foram discutidos assuntos econômicos e relativos ao intercâmbio que o Paraná mantém com a região Rhône-Alpes. Um dos temas tratados foi a produção de etanol.

Requião deu detalhes da política de redução de impostos, adotada pelo governo estadual, que contribuiu para a geração de mais de 414 mil novos postos de trabalho e 170 mil novas empresas no Paraná. Também falou sobre as perspectivas de crescimento da produção de etanol e a possível parceria com os japoneses na construção de um alcoolduto para escoar a produção paranaense até o Porto de Paranaguá.

Os investimentos do governo do Estado e dos produtores paranaenses estão atraindo várias comitivas de empresários estrangeiros, interessadas em participar de joint-ventures ou consórcios para a exploração de energias alternativas, ambientalmente corretas. Na safra 2006/2007, o Paraná exportou 270 milhões de litros de etanol.

As parcerias firmadas pelo governo do Paraná com a região Rhône- Alpes também foram detalhadas pelo governador ao senador Poncelet. Após a visita ao Senado, o governador Requião, o secretário Virgílio Moreira, da Indústria e Comércio, os deputados estaduais Alexandre Curi, Caito Quintana e Nereu Moura, e o presidente da Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcoopar), Anísio Tormena, participaram de uma reunião de avaliação dessas parcerias.

A reunião aconteceu na sede da Embaixada Brasileira na França e teve a participação do ministro conselheiro Hermano Telles Ribeiro e de representantes de empresários de Rhône-Alpes. Para o presidente da Alcoopar, “esse encontro em Paris e a missão para o Japão foram oportunidades raras para abrir novos mercados e oportunidades de negócios para o setor”. Os deputados paranaenses informaram ainda, durante o encontro, que vão propor o título de cidadão honorário ao senador Jean Besson, pelo trabalho que tem realizado para intensificar as relações comerciais e culturais entre o Paraná e a região Rhône-Alpes.

Após a reunião, o governador Requião e integrantes da comitiva foram recepcionados com um almoço na residência da embaixadora brasileira na França, Vera Pedrosa, do qual participaram também integrantes da Câmara de Indústria e Comércio da França.

Agência Estadual de Notícias
Fotos:Cesar Setti
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado