Política

Senador Ramez Tebet morre em Campo Grande
18-11-2006 13:33

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) morreu na noite de ontem (17), vítima de câncer, em Campo Grande (MS). Ele sempre foi considerado um conciliador por seus pares, fosse no PMDB ou em outros partidos.

Em 20 de junho de 2001, assumiu o Ministério da Integração Nacional a convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Três meses depois, teve que deixar a pasta para presidir o Senado, após Jader Barbalho (PMDB-PA) ter sido obrigado a renunciar por causa de uma série de denúncias de corrupção envolvendo recursos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O Senado vivia, então, um dos períodos de pior crise política.

O PMDB, que tinha a maior bancada na Casa, teve que chegar a um nome que transitasse bem internamente e entre os demais que tinham representação na Casa. O do senador foi praticamente um consenso no partido. Obteve apenas o voto contrário do então senador peemedebista e hoje vice-presidente da República, José Alencar, que se colocou para a apreciação da bancada do partido.

Como parlamentar, Tebet apresentou uma série de projetos, como a proposta de mudança no conceito de empresa nacional; o que estabeleceu a tipificação do crime de tortura; e a mudança da idade para a aposentadoria compulsória do servidor público.

Também foi relator - na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), da qual foi presidente - da Lei de Recuperação de Empresas que substituiu a Lei de Falências.


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado