Saúde

Alencar defende mais recursos para a saúde, além daqueles já previstos no orçamento
03-06-2008 11:40

Brasília - O presidente em exercício, José Alencar, disse ontem (2) que a saúde já possui orçamento mesmo sem a criação da Contribuição Social da Saúde (CSS), que tramita no Congresso Nacional. No entanto, Alencar defendeu ainda que a área tenha mais dinheiro.

“A saúde tem seu financiamento regular com relação ao orçamento da República. É claro que tem condições de administrar a saúde sem esses recursos [CSS], porém é preciso que tenhamos sempre em mente que nunca é demais cuidar da saúde pública”, afirmou, ao ser questionado se é possível financiar a saúde sem a CSS.

Alencar reiterou que a criação da CSS não é uma iniciativa do governo federal. Idealizado pelos parlamentares da base governista, a nova contribuição prevê alíquota de 0,10% sobre toda a movimentação financeira. Os recursos terão como destino a área da saúde. A oposição critica o projeto, alegando ser uma reedição da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), extinta no ano passado.

Na sexta-feira passada (30), o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o governo não tem alternativa para garantir os recursos para a saúde, caso a CSS não seja aprovada pelos parlamentares.

Durante a entrevista, Alencar também falou sobre a tortura praticada por integrantes de milícias do Rio de Janeiro contra uma equipe de repórteres do jornal O Dia. Ele defendeu a investigação rigorosa do caso.


Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado