Saúde

Alimentos nas festas: exageros podem estragar comemorações
21-12-2009 17:39

Peru, tender, pernil, vinho, champanhe e sobremesas. As ceias de Natal e Ano Novo costumam ser um convite ao exagero, com o consumo desmedido de alimentos, especialmente os gordurosos, ou bebidas alcoólicas. Para que as festas não acabem com alguém passando mal, o médico cardiologista André Ribeiro Langowiski, técnico da divisão de Risco Cardiovascular da Secretaria da Saúde, lembra que “o importante é não extrapolar, não consumir muitos alimentos gordurosos como o pernil e também não exagerar na bebida alcoólica”.

Além do mal-estar, as bebidas alcoólicas podem trazer outro inconveniente, como a perigosa associação entre o consumo e o volante. Portanto, para os que vão dirigir, o conselho é não beber.

Na hora da sobremesa, a dica de Langowiski é optar por frutas que são mais leves e adequadas ao verão. “Fazer boas escolhas à mesa deve ser um hábito observado sempre, não somente nas festas de fim de ano”, explicou o cardiologista.

Após a escolha do cardápio, outros cuidados devem ser tomados na hora da compra dos alimentos para a ceia e sua conservação. Na escolha, Marise Penteado de Melo, chefe da divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos, alerta que ao comprar estes produtos, é necessário verificar o prazo de validade, o carimbo SIF (Serviço de Inspeção Federal) e a temperatura de conservação. No caso das aves, como o peru ou o chester, ela não recomenda a compra daqueles que estejam descongelando, com líquido na embalagem.

A temperatura, lembra Marise, é essencial para evitar a contaminação. O recomendado é que um alimento passe no máximo duas horas fora da faixa entre 5°C e 65°C. Por isto, também é importante preparar a ceia o mais próximo possível do consumo, cozinhar bem e, aquecer bem o que sobrar evita a contaminação.

De acordo com ela quanto mais manuseado o alimento, maior o risco de contaminação. Portanto, sempre lave bem as mãos ao manuseá-lo, inclusive quando for mexer com outro alimento. Com cuidado e moderação, as refeições de fim de ano serão sempre lembradas de maneira agradável.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado