Saúde

Anvisa apreende falsificação de vacina contra a gripe
06-04-2006 19:03

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o fim da comercialização e a apreensão de um tipo de vacina contra a gripe, conhecida no mercado como "Fluarix". O produto é uma falsificação da vacina original contra gripe fabricada pela empresa GlaxoSmithkline Ltda (GSK), que desde de 2004 não comercializa mais o produto sob a marca Fluarix, mas como "vírus inativado contra gripe".

A vacina falsificada é vendida em embalagens com 12 seringas de 0,5 mililitros, sem cartucho, em caixas de isopor de 650 mililitros, com etiqueta identificando o produto e tem 9, 3 centímetros de comprimento. Já a original possui 8,5 centímetros, cartucho para seringa pré-enchida de 0,5 mililitros ou um cartucho com 10 ampolas de 0,5 mililitros. O produto falso também não possui identificação do número do lote e a validade.

A empresa fabricante da vacina original descobriu a fraude após ser informada por uma farmácia de Coronel Fabriciano (MG) de que a vacina estava sendo oferecida ao estabelecimento. A GSK ainda não havia efetuado qualquer venda de vacina contra gripe em 2006 e, por isso, pediu que a farmácia comprasse o produto e o enviasse a empresa para avaliação.

Com informações da Anvisa

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado