Saúde

Anvisa determina nova interdição de lotes de leite integral
11-11-2007 00:54

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição de 19 lotes de leite longa vida UHT integral, das marcas Parmalat, Calu e Centenário, após a constatação de “não conformidades” em laudos do laboratório de saúde pública de Minas Gerais, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que chegaram à agência na noite de ontem (9).

As amostras estavam em desacordo com padrões de identidade e qualidade, contendo sacarose – substância proibida pela legislação brasileira – e índices de sódio acima do permitido. De acordo com a Anvisa, nenhum dos testes apontou presença de soda cáustica ou água oxigenada no leite analisado.

A Anvisa informou, por meio de nota, que as Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios já estão sendo orientadas a interditar os lotes de leite. Duas resoluções da agência, determinando a interdição cautelar dos lotes, serão publicadas no Diário Oficial da União de segunda-feira (12).

As empresas têm dez dias para apresentar “contraprova” às análises feitas pelo Funed em Minas Gerais. Se as irregularidades forem confirmadas, estarão sujeitas às sanções legais, inclusive multa, que pode chegar a R$ 1,5 milhão.

Os estoques de leite interditados não podem ser comercializados nem devem estar acessíveis à população nos pontos de venda. A Anvisa informa que o consumidor que tiver adquirido leite de um dos lotes interditados não deve, por precaução, consumir o produto. Consulte aqui os lotes interditados.


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado