Saúde

Atenção à gestante de alto risco no Paraná é tema de conferência pela internet
30-05-2006 11:36

Curitiba - A Secretaria de Saúde do Paraná programou uma conferência pela internet, com o objetivo de conscientizar os profissionais e discutir o tema mortalidade materna. A webconferência "Atenção à Gestação de Alto Risco no Paraná" será no próximo dia 8, com transmissão para todo o estado.

A iniciativa faz parte das atividades do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, comemorado no domingo (28). Segundo o secretário de Saúde, Cláudio Xavier, a redução dos índices de mortalidade materna é uma das prioridades de sua gestão.

"Investimos R$ 24 milhões nas estratégias do ‘Pacto Estadual pela Vida’, que funcionará em uma parceria entre Secretaria da Saúde e do Desenvolvimento Urbano e contará com a participação da Pastoral da Criança sempre em conjunto com os municípios do estado", afirmou.

Ele explicou que o plano tem um conjunto de ações para combater os índices de mortalidade no Estado. Um dos principais pontos do projeto é o repasse de recursos para a construção de unidades de saúde e compra de equipamentos, para atendimento integral à mulher e à criança.

Dados do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna revelam que em 2005 houve no Paraná 66 mortes de mulheres por 100 mil bebes nascidos vivos, uma pequena queda em relação a 2004, quando o índice foi de 69.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que no país 95% dos partos são realizados em hospitais e ocorrem anualmente cerca de 75 mortes de mulheres por 100 mil bebes nascidos vivos.

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado