Saúde

Atletas fazem campanha para incentivar a doação de sangue
06-07-2006 12:13

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, promove em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba a campanha “Doe Sangue Pelo Esporte”. A abertura da campanha aconteceu nesta quarta-feira (05), às 10h, na sede do Hemepar, e a ação acontecerá até o dia 31 de julho. Cerca de 300 esportistas participam e incentivam amigos para a doação. Entre eles, o secretário municipal do Esporte e Lazer, Raul Plassmann, o campeão paranaense de bodyboard, Sanderson Trevisan, o campeão brasileiro de natação, Luciano Dagostini, e o campeão paranaense de judô, Carlos André Kussumoto.

O objetivo é incentivar a doação de sangue entre os atletas e os praticantes de esportes. “Esta é uma ação que promove a humanidade entre as pessoas. Quem doa e quem recebe sai beneficiado. O Hemepar é um órgão que atende um grande número de hospitais e pacientes e está sempre necessitando renovar seu estoque”, diz o secretário de Saúde, Cláudio Xavier.

O Centro atende 357 hospitais em todo o Paraná. São cerca de 3 mil doações por mês, o que dá uma média de 100 doações por dia. Para que o atendimento aos hospitais seja satisfatório, o Hemepar necessita de 120 a 150 doações diárias. “Por causa do frio e com a chegada das férias, o número de doações cai consideravelmente e é nessa época que precisamos de mais doadores, pois o atendimento nos hospitais também aumenta bastante”, avisa a assistente social do Hemepar, Nely Maria Coimbra Moura.

De acordo com o coordenador de Contrapartida Social do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Prefeitura Municipal de Curitiba, Cláudio Weiss, a campanha visa sensibilizar os atletas para a doação de sangue e fazer com que eles consigam mais doadores incentivando a doação na população. “Queremos abordar o máximo de pessoas possível para que elas possam doar por vontade própria e não somente quando alguém precisa. Todos os dias alguém que eles não conhecem precisa. É um ato de solidariedade”, diz.


Agência Estadual de Notícias
Foto SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado