Saúde

Aulas na rede estadual estão suspensas até dia 10 de agosto
30-07-2009 20:07

Como medida de prevenção à nova gripe (Influenza A – H1N1), o Governo do Paraná determinou a suspensão das aulas em toda a rede estadual de ensino (escolas e universidades) até o dia 10 de agosto. A medida atinge 1,4 milhão de alunos no ensino fundamental e médio e 90 mil estudantes de faculdades e universidades estaduais, que voltaram às aulas no dia 22 de julho.

Em nota oficial, o Governo afirma que “o Paraná tem resistido aos apelos de suspender as aulas por considerar a medida inócua”, uma vez que “o vírus não tem preferência por qualquer ambiente”. Porém, diz a nota, os pais dos alunos estão apreensivos. “Por isso, mesmo considerando a medida pouco eficaz, tomamos a decisão de suspender as aulas na rede pública estadual de ensino fundamental, médio e universitário”.

O Governo diz ainda que durante o período da suspensão das aulas, haverá nas escolas divulgação de informações e orientações às famílias sobre como evitar a doença. Haverá ainda treinamento de professores e funcionários da rede estadual de ensino para que colaborem no enfrentamento da pandemia.

CONFIRA ABAIXO A ÍNTEGRA DA NOTA OFICIAL:

Há uma semana, desde que o ano letivo recomeçou, o Governo do Paraná tem resistido aos apelos de suspender as aulas da rede pública, por considerar a medida inócua.

Caso fôssemos levar a ferro e fogo a orientação de evitar aglomerações, como meio eficaz de conter a propagação da gripe, teríamos que paralisar o país, interrompendo o transporte coletivo, os cultos nas igrejas, os cursinhos, os jogos de futebol, o cinema, o teatro, fechando bares, restaurantes e os grandes centros comerciais. Afinal, o vírus não tem preferência por qualquer ambiente.

O Governo não desconhece a gravidade da situação. Uma morte, qualquer morte, de pessoas próximas ou não, é um evento terrível. No entanto, pede a atenção de todos para estes números: no ano passado, morreram no Paraná, por gripe e pneumonia, 2.396 pessoas. Só em julho do ano passado, foram 263 mortes. Pois bem, até o momento, por conta da nova gripe, morreram no Paraná, quatro pessoas.

De todo modo, o medo da nova gripe espalhou-se de tal forma que não há como desconhecê-lo. Os pais dos nossos alunos estão intranquilos, apreensivos. Por isso, mesmo considerando a medida pouco eficaz, tomamos a decisão de suspender as aulas na rede pública estadual de ensino fundamental, médio e universitário. As aulas ficarão suspensas até o dia 10 de agosto e o período do recesso deverá ser compensado.

Os dias paralisados servirão para que se divulguem nas Escolas, e às famílias dos alunos, medidas de prevenção à gripe. Assim como para esclarecer e treinar os professores e funcionários da rede estadual de ensino,a fim de que colaborem no enfrentamento da pandemia.

Pelo que dizem as autoridades da Saúde Pública, a pandemia vai se estender até que seja possível a produção de vacinas e a imunização da população, com a possibilidade desse prazo alcançar o próximo inverno. Sendo assim, a suspensão das aulas, neste provável pico da gripe, poderá tranquilizar as nossas famílias.

Ao mesmo tempo, o Governo informa aos paranaenses que está ampliando a capacidade de atendimento da rede pública de saúde para o tratamento dos pacientes infectados.

Sem pânico, com prudência, responsabilidade e medidas preventivas adequadas, vamos enfrentar essa adversidade.


Governo do Paraná

Curitiba, 30 de julho de 2009

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado