Saúde

Avaliação vai monitorar nutrição de estudantes da rede estadual
05-02-2009 18:30

O governador Roberto Requião autorizou o investimento de R$ 1,25 milhão na compra de balanças e instrumentos de medição da altura — chamados de estadiômetros — para o Programa de Avaliação e Acompanhamento do Estado Nutricional dos estudantes da rede estadual do Paraná.

O Estado aposta no programa para reverter a tendência de crescimento nos índices de sobrepeso e obesidade entre os estudantes, e as doenças crônicas relacionadas ao excesso de peso. A ideia surgiu após pesquisa realizada pela Secretaria da Educação e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) constatar que 13,58% têm sobrepeso ou obesidade e 7,13% dos adolescentes estão abaixo do peso ideal para a idade.

Cada aluno vai passar por pelo menos uma avaliação física anual. Estudantes com baixo peso, sobrepeso ou obesidade serão encaminhados para reavaliação nutricional no Programa de Alimentação Escolar do Paraná. Professores de Educação Física que trabalham nas escolas serão os responsáveis pela avaliação. Para isso, vão receber capacitação específica.

“O monitoramento destes dados vai permitir a avaliação do estado nutricional dos alunos em cada município do Paraná e o desenvolvimento de planos para uma alimentação mais saudável”, diz Márcia Cristina, coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria da Educação.

As medidas biométricas serão incluídas no Sistema Estadual de Registro Escolar, ficando à disposição de pesquisadores e instituições acadêmicas — principalmente as universidades públicas do Paraná. A idéia é definir a distribuição espacial do perfil nutricional e de desenvolvimento dos alunos da rede.

O Departamento de Nutrição da UFPR vai capacitar os professores de educação que irão trabalhar no programa. Em cada Núcleo Regional da Educação, um nutricionista será responsáveis pelo treinamento dos professores de educação física das escolas da região.

Os equipamentos serão entregues diretamente às escolas com mais de 500 alunos. As demais 1.034 unidades serão atendidas com equipamentos que ficarão no Núcleo Regional da Educação.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado