Saúde

Brasil recebe certificado internacional por eliminar transmissão da Doença de Chagas
09-06-2006 11:25

Brasília - O Brasil é a primeira nação da América Latina a controlar e eliminar a transmissão do Mal de Chagas pelo Triatoma infestans, nome científico do inseto popularmente conhecido como barbeiro, hospedeiro do protozoário Tripanossoma cruzi, causador da doença. O reconhecimento das ações de combate ao inseto é da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), que entrega hoje ao governo brasileiro o Certificado Internacional de Eliminação da Transmissão da Doença de Chagas pelo Triatoma infestans.

O documento será recebido pelo ministro da Saúde, José Agenor Álvares, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, às 11 horas, em uma solenidade no hotel Gran Bittar.

Segundo o ministério, nos últimos três anos foram investidos no país mais de R$ 97 milhões no combate ao vetor da doença (barbeiro). Nesse período, também foram feitos exames em 90 mil amostras de sangue colhido em diferentes áreas do país de um grupo na faixa etária entre zero e cinco anos. Desse total, apenas oito casos da doença foram confirmados.

Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado