Saúde

Brasil reforça compromisso de reduzir casos de tuberculose até 2015
02-02-2006 22:05

Keite Camacho
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A cada ano, 80 mil novos casos de tuberculose são diagnosticados no país e seis mil dessas pessoas não resistem e morrem. Para mudar essa realidade, o governo brasileiro reforçou hoje (2) o compromisso com as Metas do Milênio, que prevêem a redução do número de casos da doença até 2015.

O compromisso foi firmado com a instituição Stop TB – que em português significa Pare Tuberculose – e reúne representantes da Organização Mundial de Saúde, da sociedade civil, de organizações não-governamentais e de países como o Brasil, que aderiram ao grupo. O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, disse também que firmou um compromisso com a organização para eliminar a doença até 2050. "Reforçamos a meta de redução drástica até 2015, bem como uma proposta do Stop TB para eliminar a doença da face da terra até 2050", afirmou.

A Stop TB visitou municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, além de Brasília, para verificar as condições atuais de tratamento. Segundo o ministro, eles elogiaram o modelo brasileiro de acompanhamento dos pacientes e pretendem levá-lo para outros países do mundo. De acordo com o ministro da Saúde, 90% dos municípios contam com equipes do Programa Saúde da Família, o que evita o abandono do tratamento e o desenvolvimento de resistência aos medicamentos.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado