Saúde

Cambé e Londrina se unem no combate à dengue no Paraná
07-02-2010 12:49

Na continuidade da mobilização no combate ao mosquito transmissor da dengue e seus criadouros, a “Caravana contra a dengue” que tem mobilizado todo o Paraná, chegou a Cambé e Londrina neste sábado (06). O secretário da Saúde, Gilberto Martin, lembrou que em 2003 as cidades de abrangência da 17ª Regional de Saúde teiveram uma epidemia de dengue e no caso de acontecer novamente casos de dengue hemorrágica preocupam. “A dengue hemorrágica no Brasil mata três a cada cinco pessoas contaminadas, e nós não queremos nenhuma morte no Estado, assim como não houve em 2009”, afirmou.

Na 17ª Regional, foram confirmados 38 casos de dengue em 2010, sendo 21 destes autóctones. O Índice de Infestação Predial (IIP) é o que preocupa a Secretaria, o de Cambé é de 9,2% e de Londrina 4,5%. Com base nestes índices, estas cidades têm alto risco de uma epidemia da doença, como houve em 2003 na região.

Em Cambé, em uma tenda montada no calçadão, a população recebeu informações de agentes de endemias que distribuíram material educativo e alertaram a respeito do índice da cidade. Ao mesmo tempo, caminhões recolhiam material passível de virar criadouro do mosquito em um bairro da cidade e uma blitz educativa era realizada. A intenção da administração é fazer mutirões em toda a cidade.

A secretária de saúde do município, Alessandra Garcia Gonzáles Vaz, lembrou que os locais de criadouro mais frequentes encontrados na cidade foram os pratos dos vasos de plantas, em quintais e interior das casas. “Em alguns locais encontramos larvas em vasos que estavam em cima da geladeira ou na mesa das pessoas”, conta. O secretário Gilberto Martin lembrou que 90% dos criadouros estão dentro dos quintais e das casas das pessoas. “Por isso a necessidade da mobilização de toda a sociedade, com setores organizados, os gestores públicos e também a população”, disse.

No calçadão de Londrina, além das tendas com materiais educativos e teatro para as crianças, um carro com equipamento de aplicação de inseticida e um ônibus da defesa civil compunham o esforço para a mobilização de quem transitava pelo calçadão. Martin queria lembrar à população que, sem a colaboração de todos, a doença pode levar à morte. Em 2010, Londrina está com 26 casos da doença confirmados, dos quais 15 são autóctones.

Na próxima semana, a secretaria da Saúde continuará com a “Caravana contra a dengue” visitando municípios no Estado. A mobilização ocorre paralelamente em todas as regiões do Estado.

AEN

As cidades de Cambé e Londrina contam com acessos aos Portais Imobiliários do POW Internet. Tanto www.imoveisCambe.com como www.iLondrina.com já estão no ar. Clique aqui e conheça o Portal customizado de Londrina.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado