Saúde

Caminhada em Curitiba promove a conscientização para doação de órgãos
31-05-2008 12:51

A Associação Comercial do Capão Raso, em parceria com a Central Estadual de Transplantes (CET), promove no próximo domingo (1º), uma caminhada com o objetivo de conscientizar a população para a doação de órgãos e tecidos. De acordo com o vice-presidente da Associação, Roosevelt Tunala Jr, o tema do evento deste ano, “Uma vida pode estar em suas mãos”, foi escolhido para que a população entenda a importância da doação. Cerca de 2 mil pessoas estão sendo esperadas para participar da caminhada, que terá início às 9hs, na avenida Winston Chuchill 900.

A assistente social da CET, Gláucia Repula, destaca que essas parcerias são importantes para que a divulgação da doação de órgãos chegue a mais pessoas. “São parcerias como estas que nos ajudam a dar mais visibilidade à campanha de doação de órgãos. A sensibilização e conscientização das pessoas para esse tema tem que ser feita freqüentemente, somente assim conseguiremos abordar todas as pessoas”, diz.

O trabalho de conscientização vem rendendo bons frutos no Paraná. O Ministério da Saúde apontou que o Estado está em segundo lugar no número de transplantes realizados no País, atrás somente de São Paulo. De acordo com os dados apresentados, o Paraná realizou 119 transplantes por milhão de habitantes. São Paulo fez 178 e o terceiro colocado é Mato Grosso do Sul, com 100 cirurgias realizadas por milhão de habitantes.

De 2003 a 2007, o Paraná registrou um aumento de 63% no número de transplantes realizados. Foram 806 no primeiro ano e 1.314 no ano passado. No primeiro quadrimestre de 2008 foram realizados 436 transplantes de córnea, coração, fígado, fígado e rim, rim, rim e pâncreas.

Para melhorar o diagnóstico de morte encefálica, o Governo do Paraná adquiriu cinco aparelhos Doppler Transcraniano para as centrais de transplante de Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado