Saúde

Campanha de vacinação contra poliomielite começa neste sábado
14-06-2008 04:14

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, abre neste sábado (14), em Campo Largo, a Campanha Estadual de Vacinação contra a Poliomielite. Com o slogan “Não pode bobear, tem que vacinar”, a campanha adere a nacional, desenvolvida pelo Ministério de Saúde. “O principal objetivo é evitar a reintrodução da paralisia infantil, doença que no Paraná está erradicada há 22 anos”, esclarece Gilberto Martin.

“Ainda que inserida nas vacinas de rotina, a campanha da poliomielite é importante porque reforça a necessidade dessa imunização. A vacina contra a pólio pode ser aplicada em qualquer posto de saúde e não há restrições, todas as crianças menores de 5 anos devem tomá-la”, ressalta Nilce Haida, da Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde.

Segundo ela, para manter doença controlada exige-se cobertura mínima de 95%. Para atingir esse objetivo, o Paraná recebeu 1,6 milhão de doses da vacina Sabin. Aproximadamente 12 mil profissionais de saúde atuarão nas 2 mil salas de vacinação distribuídas em postos de saúde do Estado e em pontos itinerantes. Em 2007, foram vacinadas 920 mil crianças menores de cinco anos, número que corresponde a 91,8%.

CAMPANHA – Desenvolvida anualmente, ocorre em duas etapas, a primeira neste sábado (14) e a segunda, em agosto. Essa divisão é feita para que sejam implantados no organismo os três vírus causadores da poliomielite (tipos I, II e III), que fazem parte da composição da vacina.

A aplicação é caracterizada por duas gotinhas, via oral que, portanto, não provocam dor. A paralisia infantil é transmitida por contato direto entre pessoas. Os principais fatores que favorecem a transmissão são más condições habitacionais, higiene pessoal precária, grande densidade populacional e principalmente a ausência da vacina.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado