Saúde

Campanha no Paraná busca novos doadores de sangue
07-01-2009 11:20

Pelo segundo ano consecutivo o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemepar) participa da campanha “Uma gota de sangue pela paz” promovida pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e de Luta pela Paz (Cebrapaz-PR) em parceria com o Comitê Árabe-Brasileiro de Solidariedade e a União Paranaense dos Estudantes. A campanha terá início nesta quarta-feira (7), quando será realizada uma atividade para doação de sangue no Hemepar.

“As pessoas devem se identificar na recepção do Hemepar como doadores da campanha ‘Uma gota de sangue pela paz’ para que posteriormente possa ser feito um balanço do número de bolsas arrecadadas”, explica a assistente social do Hemepar, Maria das Dores Tucunduva Santos.

De acordo com ela, estima-se que aproximadamente 50 pessoas participem da campanha como doadores de sangue, que ajudará a abastecer os estoques do Hemepar que, neste período de férias, caem em 30%.

Segundo o diretor do Núcleo Cebrapaz-PR e coordenador da campanha, Francisco Manoel de Assis França, o objetivo da mobilização é lembrar a população quanto aos conflitos mundiais e atentar para a importância da solidariedade entre os povos.

“Não basta acompanhar o que acontece pela TV, todos devem fazer sua parte. Grande parte dos jovens hoje gostariam de fazer reivindicações, entretanto não existem caminhos para isso, então esta é a oportunidade de manifestar suas indignações”, diz.

Durante toda a semana, as pessoas que passarem pela Boca Maldita ainda poderão acompanhar uma exposição fotográfica com temas de denúncia aos ataques contra o povo palestino.

Para encerrar, na sexta-feira (09), às 11h será realizada uma caminhada na Praça Santos Andrade com a arrecadação de pares de sapatos, que serão doados a desabrigados de Santa Catarina. De acordo com França, os pares de sapato simbolizam repúdio à política dos EUA e do governo de Israel.

Critérios para doação de sangue:

· Boas condições de saúde

· Idade entre 18 e 65 anos

· Pesar no mínimo 50 Kg

· Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa e consumo de bebidas alcoólicas nas horas que antecedem a doação)

· Apresentar um documento de identificação com foto


Impedimentos para doação:

· Gripe ou febre

· Gravidez ou amamentação

· Ter comportamento de risco em relação a AIDS (novo parceiro em menos de seis meses ou mais de dois em menos de um ano)

· Ter tido hepatite após os 10 anos de idade

· Tatuagem e “piercing” em menos de 2 anos

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado