Saúde

Começa campanha de vacinação contra a poliomielite no Paraná
20-06-2009 16:10

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, lançou neste sábado (20), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a primeira etapa da campanha de vacinação contra poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. A meta do Paraná, superior a estabelecida pelo Ministério da Saúde de 95%, é vacinar nesta primeira etapa 100% da população infantil paranaense com até cinco anos, equivalente a 775.650 crianças.

“A vacinação é um ato de amor e principalmente de cidadania. É um direito adquirido por todas as crianças menores de 05 anos. Graças às equipes mobilizadas esta doença não atinge o Brasil há muito tempo e não queremos que ela volte atingir as nossas crianças”, ressaltou Martin.

O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, fez questão de destacar a importância do Estado e municípios trabalharem em conjunto, seja na construção de grandes obras ou na atenção primária a saúde, como a vacinação das crianças contra a poliomielite. \\\"É uma honra o município de São José dos Pinhais ter sido escolhido para este lançamento. Isso só reforça o grau de parceira e de confiança entre as esferas municipal e estadual\\\", destacou.

Alan César Diorio, secretário de saúde do município, reforçou a importância dos pais levarem junto a carteira de vacinação. “Ao trazer seus filhos para receber as duas gotas da vacina Sabin, os pais não devem esquecer da carteirinha. Assim, a criança poderá colocar em dia qualquer dose atrasada de outras vacinas”. Somente em São José dos Pinhais, cidade escolhida para o lançamento estadual, 25 mil crianças deverão ser vacinadas neste dia de campanha.

Mais de 12 mil profissionais de saúde estarão trabalhando nos 7.980 postos de vacinação disponíveis no Paraná. Além das unidades de saúde, a população poderá encontrar a vacina em outros locais como supermercados e alguns shoppings.

Para primeira etapa, 1,5 milhão de doses estarão disponíveis nos locais de vacinação das 8 às 17h. A segunda etapa da campanha ocorre no dia 22 de agosto. “É indispensável que todas as crianças que se vacinaram na primeira etapa recebam novamente a dose”, enfatiza o secretário.

Último caso foi em 1986 - Tatiane Vieira Henriques chegou cedo a unidade de Saúde do Jardim Ipê, em São José dos Pinhais, para vacinar a filha Alana de 11 meses. Ela considera a vacinação muito importante para a saúde da criança e já anotou na caderneta a data da próxima etapa. “Dia 22 de agosto estaremos aqui novamente para completar a vacinação dela”, completou.

Devido ao sucesso das campanhas de vacinação, o último caso registrado de paralisia infantil no Estado aconteceu em 1986, em Curitiba. Desde 1980, quando aconteceu a primeira campanha nacional, o Paraná mantém altos índices de cobertura vacinal. Em 2008 o Paraná vacinou 100% das crianças na primeira etapa e mais de 97% na segunda.

No Brasil, em 1994 houve a erradicação a doença, entretanto, como a poliomielite ainda tem ocorrido em outros países, a necessidade de vacinação continua.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado