Saúde

Concluída primeira etapa da Operação Guerra à Dengue
30-04-2007 18:02

A Operação Guerra à Dengue, organizada pela Defesa Civil, concluiu neste fim de semana a primeira etapa do mutirão para eliminar focos e possíveis depósitos de ovos e larvas do mosquito aedes aegipty. As equipes trabalharam nas cidades de Itaipulândia, Prado Ferreira, Mirasselva, Florestópolis, Cianorte, Ponta Grossa, Maringá e Santa Helena.

Além de vistorias às residências, os agentes de saúde e voluntários explicaram aos moradores como o mosquito se prolifera e em quais condições isto acontece. O ovo do mosquito pode resistir até 450 dias em condições ideais para eclodir, principalmente em água limpa e temperaturas elevadas. Também foram distribuídos panfletos, recolhidos entulhos e aplicado o fumacê. Segundo o Ministério da Saúde, metade dos criadouros está nos vasos de plantas nas casas.

“A meta é eliminar os locais de proliferação do mosquito neste momento. Também queremos aproveitar o frio, que é desfavorável á sobrevivência do inseto”, disse o coordenador da Defesa Civil no Paraná, tenente-coronel Anselmo José de Oliveira.

2ª etapa – Nos próximos dois fins de semana, o mutirão será realizado nos municípios de Arapongas, Cambé, Ibiporã, Rolândia, Porecatu, Londrina, Paranavaí, Santa Izabel do Ivaí, Doutor Camargo, Umuarama, Altônia, Itaguajé, Paiçandú, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Terra Rica. Também fazem parte da operação contra a dengue os municípios de Cascavel, Pranxita, Toledo, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.

Segundo Oliveira, o Paraná tem atuado ininterruptamente na prevenção à dengue nos últimos anos, inclusive com capacitação de profissionais de saúde e em campanhas, mas agora o Estado precisa desse reforço. “As ações coordenadas pela Defesa Civil reúnem profissionais de diversas áreas. O combate está alicerçado na comunicação com a população, na retirada de materiais que possam servir de criadouros do mosquito e na aplicação do fumacê”, relatou.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado