Saúde

Curso Agentes Comunitários de Saúde forma mais 1.098 pessoas em Curitiba
12-05-2008 12:09

Atuar junto das comunidades mais carentes, ser uma ponte entre os pacientes e o serviço de saúde especializado e ser referência no atendimento básico de saúde são os objetivos dos 1.098 Agentes Comunitários de Saúde que se formaram na noite deste sábado (10), em Curitiba. O curso foi formulado pelo Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.

“De 2006 a 2008, foram qualificados mais de 12 mil alunos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin. O programa Saúde da Família e os Agentes Comunitários de Saúde são a mais recente categoria de profissionais de saúde existente no Sistema Único de Saúde (SUS). “Com a importante participação dessas pessoas, podemos considerar que o SUS está em quase todas as casas do País”, ressaltou.

Martin disse ainda que trabalhar com os agentes foi uma das melhores experiências que teve na área da saúde. “Foi uma experiência muito gratificante. Esse sistema está retomando a idéia do médico de família que existia antigamente”, disse.

O secretário de Saúde ressaltou ainda que estes são trabalhos que fazem com que o Ministério da Saúde e as Secretarias, tanto estaduais quanto municipais, sejam efetivamente voltadas para a saúde e não para as doenças. “Com esse trabalho, conseguimos cada vez mais reduzir internações hospitalares e doenças de aspectos epidemiológicos. Com as informações repassadas podemos elaborar estratégias para atuar diretamente no problema, fazendo com que as pessoas adoeçam cada vez menos”, disse.

O coordenador da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Antonio Derci Silveira Filho, disse que muito se avançou na medicina e se pensou muito no combate às doenças e nas condições comportamentais de higiene, mas pouco se avançou no conhecimento do sofrimento humano. “Estamos trabalhando para que essa seja uma nova prática profissional para estar próximo das comunidades para ver como essas pessoas sofrem e desenvolver ações que possam trazer felicidade a essas comunidades”, disse.

Silveira Filho concordou com o secretário de Saúde, Gilberto Martin, no que diz respeito ao trabalho dos agentes. “São pessoas que conhecem as condições de vida dos habitantes dessas comunidades mais pobres. Com isso promovem estratégias para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do local onde elas moram”, afirmou.

A diretora do Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, Vânia Martins, disse que estão sendo realizados cursos como esse em todo o Paraná. O Centro Formador está atuante na capacitação de profissionais de saúde para cada vez mais melhorar a área da Saúde no Estado. “Conseguimos finalizar com louvor este curso e isso abrirá portas para mais cursos no Estado inteiro”.

A formanda Cláudia Aparecida dos Santos, que atua na Cidade Industrial de Curitiba, começou a participar do curso em 1999, na primeira turma. “O curso ofereceu atualização de informação para os agentes. Recebemos orientações de como trabalhar com gestantes, hipertensos, diabéticos, idosos e com odontologia. As pessoas abriram mais a mente e agora temos um reconhecimento com formação técnica”, disse.

No Paraná, 373 municípios têm o programa Saúde da Família. Em 2006 foi realizada a primeira parte do programa, que capacitou 142 turmas de ACS. Em 2007 foram mais 173 turmas formadas. Esse curso em Curitiba, contou com a presença de 34 turmas e outras 62 turmas estão em curso nas Regionais de Guarapuava e Irati e nos municípios de Maringá e Campo Mourão.


AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado