Saúde

Diagnóstico precoce auxilia no tratamento da hanseníase
27-01-2009 18:04

O Programa Estadual de Combate a Hanseníase aproveita o Dia Mundial de Combate a Hanseníase – celebrado no domingo (25) – para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença. “As pessoas precisam ficar atentas aos primeiros sintomas da doença como, por exemplo, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas e regiões adormecidas. O tratamento adequado e precoce evita futuras complicações”, enfatiza a coordenadora do Programa, Nivera Stremel.

No Paraná, dados preliminares de 2008 apontam incidência de 11,6 para cada 100 mil habitantes. De acordo com Stremel, o Estado investe no combate da doença promovendo oficinas e capacitações para equipes de profissionais das regionais de saúde. Segundo ela, o objetivo destas oficinas é discutir alternativas que melhorem o atendimento e medidas eficientes de controle da doença.

“Devido à hanseníase ser uma doença crônica é necessário que o paciente tenha um acompanhamento constante. No Paraná está em implantação um plano de autocuidado que envolve o paciente e uma equipe multiprofissional”, explica.

Causada pelo Mycobacterium leprae, a hanseníase é infectocontagiosa e tem evolução prolongada. A doença ataca pele, olhos e nervos e tem como característica principal o comprometimento dos nervos periféricos – que ligam o sistema nervoso central a diversos órgãos. Em casos graves, de evolução da doença, pode acarretar deformidades que provocam transtornos ao paciente como a diminuição da capacidade de trabalho, a limitação da vida social e problemas psicológicos.

O tratamento é oferecido gratuitamente em todos os postos de saúde e tem duração de seis ou 12 meses – dependendo do caso. A partir da primeira dose do medicamento já é possível matar 90% dos bacilos evitando dessa maneira a transmissão.

CAMPANHA – Em 2009, a campanha estadual de combate à hanseníase deverá ser realizada em maio. A data foi escolhida em homenagem ao médico hansenologista, Germano Traple – nascido em 26 de maio, ele é referência no tratamento preventivo de incapacidades físicas no Paraná.

As ações programadas para esta data prevêem distribuição de folhetos e cartazes. A finalidade das campanhas desenvolvidas anualmente pelo Programa de Combate a Hanseníase é a mobilização da sociedade para o problema hanseníase e o diagnóstico precoce como forma de evitar complicações (deformidades).


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado