Saúde

Doação de medula óssea ganha semana de mobilização
06-02-2009 12:57

Câmara Federal aprovou, nesta semana, incentivo à conscientização


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na úlitma quarta-feira, 03, o Projeto de Lei 4383/08, que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. A votação do projeto foi uma iniciativa do novo presidente da Casa, Michel Temer, em solidariedade ao deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), cujo filho morreu vítima de leucemia mielóide aguda. O projeto segue agora para análise do Senado.

A Semana de Mobilização para Doação de Medula Óssea deverá ser realizada todos os anos entre os dias 14 e 21 de dezembro. Atividades de esclarecimento e de incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores serão desenvolvidas neste período. “Todos os anos, o Brasil registra cerca de 10 mil novos casos de leucemia. A conscientização e participação da sociedade como doadora é de essencial importância para reduzirmos o número de mortes por esta doença”, ressalta o deputado federal Luiz Carlos Setim (DEM/PR), que votou a favor do projeto.

As ações, atividades e campanhas publicitárias desenvolvidas envolverão órgãos públicos e entidades privadas. O objetivo será informar e orientar a população sobre a importância da doação, os procedimentos para o cadastro de doadores e o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para se cadastrar como candidato à doação de medula, a pessoa deve ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas.

Mauren Lucrecia
Assessoria de Imprensa/Deputado Federal Luiz Carlos Setim
Agência Câmara
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado