Saúde

Efraim vê contradição no comportamento do governo em relação à gripe suína
14-08-2009 18:49

O senador Efraim Morais (DEM-PB) disse em Plenário, nesta sexta-feira (14), considerar contraditório o comportamento do governo em relação ao combate ao vírus H1N1 (gripe A) - popularmente chamado de gripe suína . Na opinião do senador, a população está desorientada porque, apesar de afirmar não haver motivo para pânico com a nova gripe, o governo tem tomado medidas preventivas, como a suspensão de aulas e a instalação de equipes médicas e ambulâncias nos aeroportos, bem como o monopólio da aquisição do medicamento Tomiflu, utilizado no tratamento da doença.

- É um pesadelo estranho, pontuado por informações contraditórias. De um lado, [o governo] diz que não há motivos para alarde, que tudo está sob controle; de outro, o próprio governo recomenda às escolas que suspendam as aulas e aguardem o momento mais seguro para retornar. Se não há o que temer, segundo as autoridades sanitárias, por que suspender as aulas? Se as aulas devem continuar suspensas, é porque alguma coisa de anormal ocorre - observou Efraim Morais.

O senador ressaltou que o Brasil já é o terceiro país em que ocorreram mais mortes em razão da nova gripe, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Argentina. Oficialmente foram registradas 277 mortes no Brasil.

Na opinião do senador, o Ministério da Saúde deve informar a sociedade de forma "firme e esclarecedora". Efraim destacou que a população, por não obter informações das autoridades sanitárias, passa a acreditar tanto em argumentos de especialistas como em palpites sem orientação científica.


Da Redação / Agência Senado
Foto: José Cruz
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado