Saúde

Governador inaugura Hospital Infantil de Campo Largo nesta segunda-feira
13-12-2009 13:29

O Hospital Infantil Regional Waldemar Monastier, localizado em Campo Largo, está funcionando desde o dia 19 de outubro e já atendeu cerca de 400 crianças no ambulatório, UTI neonatal e enfermaria. O governador Roberto Requião inaugura a unidade nesta segunda-feira (14), às 14 horas.

O Hospital é referência para o atendimento pediátrico de alta complexidade para todo o Paraná e custou ao Governo do Paraná cerca de R$ 30 milhões, entre obras e equipamentos. Ao todo são 86 leitos gerais e 30 leitos de UTI, sendo que 10 leitos de UTI neonatal e 20 leitos de UTI pediátrica, além de um moderno centro cirúrgico, com cinco salas de cirurgia.

“Colocamos o hospital para funcionar muito antes de decidirmos a data de inauguração. Ele está equipado, e na segunda-feira começa a funcionar por completo. Para isso assinamos um termo de cooperação técnica com o Hospital Pequeno Príncipe por dois anos, que nos cederá médicos de diversas especialidades”, afirmou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

O hospital terá também um Centro de Imagem com equipamentos de última geração, entre os quais um tomógrafo computadorizado, aparelhos de ultrasson e raio-x. “É uma grande estrutura, porém não estamos preocupados somente com a construção deste hospital e sim com a garantia do atendimento, por isso estamos contratando em torno de uns 600 funcionários, dentre eles cerca de 100 médicos, entre plantonistas, cirurgiões, médicos de atendimento ambulatorial”, explicou o secretário.

O diretor-geral do hospital, Luiz Renato Ribeiro de Azevedo, enfatizou que o hospital está equipado com um moderno centro cirúrgico para realizar cirurgias de todo nível de complexidade. “Também estruturamos um amplo ambulatório de especialidades, que podemos chamar de subespecialidades da pediatria. A porta de entrada desse ambulatório será a unidade de Saúde, entre elas, os 300 Centros de Saúde da Mulher e da Criança que estão sendo construídos”, ressaltou.

Serão oferecidas consultas e exames nas subespecialidades: ambulatório geral, anestesiologia, cardiologia e cirurgia cardíaca, cirurgia pediátrica geral, hematologia, neonatologia, nefrologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia e urologia.

(BOX)

WALDEMAR MONASTIER - O médico Waldemar Monastier nasceu em Curitiba em 22/10/1910 e faleceu em 6/11/1986. Formou-se em Medicina pela UFPR, especializou-se em Pediatria e foi o fundador da Sociedade Paranaense de Medicina. Também realizou trabalhos fora do Brasil, como voluntário no Departamento Infantil Mount Sinai e na Clínica Pediátrica da Escola de Medicina da Columbia University, ambos em Nova Iorque. Monastier publicou trabalhos na imprensa médica nacional e internacional e o livro “Eduque seu filho para o ano 2000”, editado pela UFPR.

Raio-X do Hospital Infantil

Custo - R$ 30 milhões
Área Construída – 12 mil m²
Leitos gerais – 86
Leitos de UTI pediátrica - 20
Leitos de UTI neonatal - 10
Leitos de UCI - 11
Leitos para lactentes - 19
Salas cirúrgicas - 5
Corpo médico - 142
Funcionários - 553
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado