Saúde

Governo apresenta cateter “basic-port” aos institutos e profissionais da saúde
12-08-2008 20:36

Uma nova tecnologia para amenizar o sofrimento dos pacientes com câncer, o cateter totalmente implantável “basic-port”, foi apresentando nesta terça-feira (12) aos representantes de institutos e profissionais da área da saúde. O aparelho foi desenvolvido pelo Instituto de Bioengenharia Erasto Gaetner, com recursos no valor de R$ 500 mil da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A apresentação aconteceu na Escola de Saúde, na Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba.

O novo produto agrega importantes evoluções nas suas características técnicas, com alta qualidade, excelente custo-benefício, maior conforto e segurança para o paciente e já é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O baixo custo permitirá a prescrição médica do produto aos pacientes do SUS, bem como proporcionará aumento na qualidade de vida durante o tratamento.

Representando a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Nivaldo Rizzi, ressaltou a política da Secretaria, que é trabalhar para universalizar a ciência e a tecnologia em prol da sociedade. “O cateter será vendido a preço de custo”, disse. Rizzi também falou sobre os diversos projetos na áreas de ciência e tecnologia apoiados pela Secretaria com recursos provenientes do Fundo Paraná. “Entre 2003 e 2007, foram disponibilizados mais de R$ 50 milhões em forma de convênios por todo o Estado”, afirmou.

Para o secretário de Estado Gilberto Martin, da Saúde, é uma satisfação o fato de o Instituto de Bioengenharia Erasto Gaetner ter desenvolvido esse novo dispositivo. “É um orgulho ver um produto inovador na área de saúde e genuinamente paranaense”, falou o secretário. “É extremamente importante a viabilização do cateter em todo o sistema de saúde”, afirmou o superintendente da Liga Paranaense de Combate ao Câncer e coordenador do Hospital Erasto Gaertner, Flávio Daniel Saavedra Tomasic.


Agência Estadual de Notícias
Foto:Venilton Kuchler
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado