Saúde

Governo investiga todos as mortes por doença respiratória aguda
16-07-2009 21:04

O Governo do Paraná investiga todos os óbitos por doença respiratória aguda grave que ocorrem no Paraná. A ação faz parte das medidas adotadas pela secretaria da Saúde no controle e combate à nova gripe no Estado. Entre as diversas doenças investigadas estão a pneumonia e a insuficiência respiratória. A ação do Governo busca manter ativa a vigilância de possíveis casos da nova gripe.

Com a chegada do inverno, a tendência - como ocorre anualmente - é o crescimento do número de casos e óbitos relacionados às doenças respiratórias agudas. Em 2008, por exemplo, 76 óbitos tiveram essa causa básica, muito embora apareça como causa complementar em óbitos registrados por outras enfermidades.

Por último, a Secretaria reitera a importância dos profissionais de saúde estarem atentos a casos suspeitos da nova gripe e também a óbitos relacionados com doenças respiratórias agudas graves. Ambas as situações devem ser imediatamente notificadas ao Centro de Informações Estratégias de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde.

NOVO BOLETIM - O novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria, nesta quinta-feira (16), traz a confirmação de mais cinco casos da doença no Estado. Destes, três estão na região de Curitiba, um na região de Foz do Iguaçu e um na região de Maringá. Com estes resultados, o Estado passa a ter 56 casos confirmados da doença.

Além dos casos já confirmados, o Paraná possui 605 casos suspeitos e em monitoramento, que aguardam resultados dos exames laboratoriais. Outros 219 casos já foram descartados.

Dos três casos confirmados na região de Curitiba, dois deles contraíram o vírus no exterior - nos Estados Unidos e Argentina, e um caso contraiu o vírus no Estado, após ter contato com pessoas que voltaram do exterior recentemente.

O caso na região de Foz do Iguaçu contraiu o vírus no Paraguai. O caso confirmado na região de Maringá contraiu a doença após ter contato com pessoas que viajaram para o exterior. Todos os contatos estão sendo monitorados.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado