Saúde

Governo lança a campanha “Volta às aulas sem dengue”
18-03-2009 11:44

Uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria da Educação lançou nesta quarta-feira (17), durante reunião do Comitê Estadual de Combate à Dengue, a campanha “Volta às Aulas sem Dengue”.

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, e a secretária da Educação, Yvelise Freitas Arco-Verde, anunciaram a criação do Dia Estadual de Combate à Dengue.

A idéia é, no dia 27 de março, envolver a comunidade escolar na prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença durante a volta às aulas nas escolas estaduais. A mobilização será simultânea em todo o Paraná.

Participaram do evento também os demais integrantes do comitê, como a Defesa Civil, Associação dos Municípios do Paraná, representantes do Cosems, além dos diretores das regionais de saúde e dos núcleos regionais de educação.

DIA DE COMBATE – A ação conjunta das Secretarias irá mobilizar todos os alunos que cursam da 5ª à 8ª séries - mais 650 mil estudantes – em todas escolas estaduais.

“No dia 26 de março os alunos levam um folheto para casa e identificam possíveis focos do mosquito da dengue. A idéia é que os estudantes façam um levantamento de potenciais focos dentro de suas residências”, explica o secretário de Saúde.

“A intenção é levar a discussão sobre a dengue para dentro de casa. A única forma de enfrentarmos o problema da dengue é combatermos o mosquito e ele está dentro da casa de muitas pessoas”, conclui.

Para a secretária de educação, é uma ótima estratégia: “Fazer com que os alunos levem as informações que eles aprendem nas escolas para suas famílias”.

Ela conta que já desenvolveu experiências similares com resultados muito positivos. “Sabemos que os alunos trocam experiências os pais. Quando eles aprendem que a atitude dos pais é equivocada, influenciam toda a família a mudar de conduta”. avalia

PARCERIA – “As campanhas têm sido decisivas porque têm feito com que a população compreenda que o combate à dengue é um assunto que não se restringe ao poder público, mas um problema que precisa ser enfrentado por todo cidadão”, declarou o secretário de saúde.

Para Gilberto Martin, a parceria é fundamental para superar a possibilidade de uma epidemia da doença no Paraná. “Esta parceria nos parece a melhor estratégia para levar o combate a dengue para dentro das casas das pessoas”.

A secretária da Educação esclarece que o combate à dengue já é conteúdo escolar na rede publica do Paraná. Ela acredita, entretanto, que este tipo de campanha é fundamental na tentativa de superação da doença.

“A dengue é um problema que a sociedade contemporânea tem condições, tem ferramentas para enfrentar. As escolas têm que participar e as famílias também. A Secretaria de Educação entende a sua parcela de responsabilidade e vai fazer a sua parte”, conclui Yvelise Freitas Arco-Verde.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado