Saúde

Governo lança livro sobre a história da saúde bucal no PR
29-06-2007 19:12

A coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde lançou nesta sexta-feira (29) o livro “A odontologia no contexto da Secretaria da Saúde no Estado do Paraná”, escrito pela odontóloga Laís Moreira Amarante. O livro tem como objetivo resgatar a origem e a evolução histórica da odontologia em saúde pública no Paraná. Muitas histórias do trabalho realizado ao longo dos anos, fatos inéditos e o idealismo dos odontólogos estão sendo contados em suas páginas.

“Este é um livro inédito no Paraná e mostra um trabalho de muita importância na história da Secretaria de Saúde. Será um guia para muitas outras publicações que virão a seguir e uma excelente fonte de pesquisa para estudantes”, disse o secretário de Saúde, Cláudio Xavier.

A autora do livro, Laís Amarante, é uma das pioneiras no processo de desenvolvimento dos programas de Saúde Bucal do Paraná e servidora pública há 58 anos. Em 2005, recebeu o prêmio Mérito de Saúde, promovido pela Câmara Municipal de Curitiba. Laís conta que a decisão para a publicação do livro é o de mostrar a evolução da saúde bucal no Estado nos últimos 66 anos. “Antigamente o perfil de atendimento era muito precário. O livro mostra como a saúde bucal tem crescido com o passar dos anos”, explica. A autora também foi uma das pessoas que participaram da implementação e ampliação do serviço de fluoretação de águas de abastecimento e do programa bochecho fluoretado.

O livro aborda a história, desde a criação do Estado do Paraná e de sua capital, Curitiba, passando pelos avanços dos serviços sanitários na década de 1940 com a criação dos cinco primeiros distritos sanitários do Estado em Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Jacarezinho e Irati, e pela consolidação e expansão dos programas de odontologia até chegar à criação do comitê de Saúde Bucal na Secretaria de Saúde.

O atual coordenador de Saúde Bucal, Christian Mendez Alcântara, conta que o livro é o resgate da história da saúde bucal que deve ficar registrado publicamente “Esse é um registro da história e devemos tornar acessível para que as pessoas saibam o que aconteceu até chegarmos a esse ponto”. Ele também destaca que o Paraná é referência em questões odontológicas na saúde pública para o país, como a fluoretação de águas de abastecimento e a formação de técnicos em Higiene Dental.

Ações – Os dados apresentados pela coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde mostra que estão sendo feitas ações primárias e secundárias no atendimento a saúde bucal da população.

No atendimento primário, existem 939 equipes de saúde bucal que atuam junto com os agentes do Programa de Saúde da Família. No Paraná, são 608 equipes modalidade I, composta por dentistas e auxiliares e 331 equipes modalidade II, composta por dentistas, técnicos de higiene bucal e auxiliares. A proposta do Ministério da Saúde é de que cada equipe atenda cerca de 3.450 pessoas.

Na atenção secundária, o Paraná conta com 35 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s), sendo 11 em consórcios intermunicipais de saúde, que fazem atendimento especializado como tratamento de canal, cirurgias complexas e atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais. “Vamos implantar mais 8 CEO’s até o final de 2007”, conta Alcântara.

Também na atenção secundária, existe 26 Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) que fazem próteses totais para adultos e idosos que disponibilizam até 242 dentaduras por mês cada um.

Hoje, dos 399 municípios do Estado, 372 possuem redes de abastecimento de água fluoretadas que beneficiam 97% da população urbana que recebe água tratada.

O Paraná é referência nacional na fluoretação de água tratada. Com isso, 37% das crianças até 12 anos no Estado nunca tiveram cárie. Em Curitiba esse índice chega a 50%.

Agência Estadual de Notícias
Foto:Venilton Kuchler/SESA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado