Saúde

Governo participa de lançamento da campanha de doação de sangue
11-12-2008 10:22

O vice-governador Orlando Pessuti e os secretários da Saúde, Gilberto Martin, e o de Assuntos Sociais, Nivaldo Maldonado Gonçalves, estiveram presentes nesta quarta-feira (10), em Maringá, para lançamento da campanha de doação “Sangue Bom a Gente Doa” que aconteceu durante a 48a Assembléia Geral Ordinária da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus. A mobilização pretende incentivar toda comunidade cristã do Paraná, independente de denominação, a doar sangue a fim de aumentar os estoques em todo Estado.

“A comunidade da Assembléia de Deus é uma instituição que já vem salvando muitas vidas do ponto de vista espiritual. Por meio desta parceria ela poderá salvar, de outra maneira, a vida de inúmeros enfermos que precisam de doação de sangue. Por se encontrar presente em todo o Estado, a comunidade alcançará grande parcela da população, incentivando este tipo de atitude” destacou Pessuti.

“Por meio dessa ação envolvendo a comunidade cristã e incentivando outras pessoas a doarem sangue contribuímos com a manutenção do estoque de sangue no Estado, especialmente no período de férias que é uma época crítica para a maioria dos centros e bancos de sangue”, destacou o Martin.

Promovida pela Secretaria Especial de Assuntos Sociais, Secretaria Estadual de Saúde, e Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), a campanha foi muito bem recebida pela Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus (CIADEP), que apoiou a idéia desde o início. “A Igreja vê com bons olhos qualquer trabalho que promova o bem-estar social e faz questão de estar engajada em projetos como esse que contribuem com o bem da sociedade”, enfatiza o pastor Ival Teodoro da Silva, presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Paraná.

“A área social é um dos principais papéis da igreja que deseja demonstrar amor pelo próximo. Essa campanha é uma demonstração de sentimento humanitário e de carinho para com as pessoas que se encontram enfermas e que precisam de assistência”, completa Edílson Siqueira, primeiro-secretário da CIADEP.

Com a participação da comunidade, composta por mais de 500 mil membros e cerca de um milhão de participantes, será possível mobilizar as pessoas durante eventos e confraternizações internas, envolvendo todas as regiões. “Por meio da parceria pretende-se fomentar a comunidade evangélica sobre a importância da realização desse ato. Incentivando tanto membros da comunidade, quanto familiares e conhecidos a realizarem a doação”, ressalta Nivaldo Mandonado, secretário especial para Coordenação de Projetos Sociais.

Durante o evento, que reuniu mais de 1000 pastores, Orlando Pessuti; o presidente da CIADEP, pastor Ival Teodoro da Silva, e os secretários Gilberto Martin e Nivaldo Maldonado assinaram um protocolo de intenções promovendo todos os esforços possíveis para viabilização da campanha.

“Com esse gesto queremos envolver todas as regiões do Estado nessa mobilização. O que desejamos é manter o estoque de sangue estadual numa quantia adequada para atender a todas as necessidades. Essa campanha é uma ação contínua que deve e precisa ser feita a fim de conscientizar a população sobre a importância deste ato”, completa Martin.

De acordo com o Hemepar, para que o estoque sanguíneo se mantenha suficiente é preciso que haja uma média de 100 doadores por dia. Dados do centro indicam que em 2007 foram coletadas cerca de 132 mil bolsas de sangue e produzidos mais de 304 mil hemocomponentes. Para isso o Hemepar contou com a participação de 166 mil doadores.

“Essa quantidade equivale a 1,6% da população do Paraná. Por meio dessa e de outras ações pretendemos elevar as doações e atingir o ideal determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que deve ser entre 3 e 5%”, explica Suzana Mercer, diretora do Hemepar.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado