Saúde

Governo repassa cinco equipamentos para ampliar transplantes no Paraná
18-06-2008 16:43

A Secretaria da Saúde repassou cinco aparelhos completos de doppler transcranianos para as centrais de notificação e captação de órgãos e para o Hospital do Trabalhador. O equipamento serve para avaliação de morte encefálica dos pacientes que são potenciais doadores. Com a utilização dos equipamentos este tipo de procedimento se torna mais rápido.

“Estamos ampliando cada vez mais o número de transplantes no Paraná. Mas o resultado de nossos esforços só será pleno com a conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos”, afirma o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

Além do Hospital do Trabalhador, os equipamentos ficarão nas centrais de notificação e captação de órgãos regionais de Londrina, Maringá e Cascavel, além da própria Central Estadual de Transplantes, localizada em Curitiba. Os aparelhos serão utilizados sempre que necessário nos hospitais da área de abrangência de cada uma das unidades.

Ampliação – Em maio deste ano, o Ministério da Saúde divulgou balanço que mostra que o Paraná é um dos estados que mais realiza transplantes proporcionalmente a sua população. Credenciado a transplantar coração, córnea, fígado, pâncreas e rim, o Paraná fica atrás apenas de São Paulo. Os números mostram que, em 2007, São Paulo realizou 178 transplantes por um milhão de habitantes, enquanto o Paraná contabiliza 119. Na seqüência, vem o Mato Grosso do Sul, com 100 cirurgias.

Nos últimos seis anos, o número de transplantes no Brasil cresceu 44%. Em 2007, o país contabilizou 81 cirurgias para cada um milhão de habitantes. No Paraná, esse crescimento é de 64%. Em 2007, foram realizados 1.314 transplantes - a maior parcela foi de córneas, com 911 cirurgias.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado