Saúde

Grupo de trabalho começa a estudar questão da hanseníase no país
07-07-2006 12:44

Brasília - Deve ser instalado hoje (7), em solenidade às 10 horas no Ministério da Justiça, o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) criado para tratar da questão da hanseníase. O objetivo é fazer um diagnóstico das ex-colônias ainda ativas no Brasil e propor ações governamentais que garantam a cidadania dos moradores desses locais.

O Ministério da Saúde, por meio do grupo de trabalho dos hospitais colônias, identificou 31 ex-colônias ainda em atividade no Brasil. Apesar de não haver um recenseamento, estima-se que entre 3 e 4 mil pessoas ainda vivem nestes locais, entre portadores da doença e funcionários. A confirmação deste número será um dos pontos trabalhados pelo GTI. O diagnóstico das ex-colônias ainda irá levantar informações sobre a situação das moradias, saneamento e condições de vida de seus habitantes. Após o diagnóstico, será elaborado um plano de execução das ações interministeriais de promoção e garantia da cidadania dessa população.

O grupo de trabalho será coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e terá representantes de mais 10 ministérios: Casa Civil, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Saúde, Cidades, Fazenda, Planejamento, Trabalho e Emprego, Previdência Social, Educação e Cultura.

Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado