Saúde

Hemorio quer sensibilizar população para doar sangue antes de se vacinar contra rubéola
07-09-2008 04:00

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os estoques de sangue do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (Hemorio), especialmente do tipo 0, que corresponde ao tipo sangüíneo de aproximadamente 60% da população, podem zerar nas próximas semanas. O risco pode se confirmar se não houver uma reposição com aumento do número de doadores ou uma triagem dos pedidos médicos por recebimento dos elementos que compõem o sangue.

A informação foi dada pela chefe do setor de promoção à doação de sangue do Instituto, Neuzimar Carvalho. Segundo ela, a baixa na doação ocorreu porque a população que recebeu as doses da vacina contra rubéola, oferecidas durante campanha promovida pelo Ministério da Saúde, fica inapta para doar sangue por um período de 30 dias.

“A situação está crítica e podem chegar a zerar [os estoques]. Nós temos uma capacidade de atendimento para 600 doações por dia, em geral recebemos 350, mas nesse período temos recebido apenas 160, ou seja, uma redução de cerca de 50%. É preciso se vacinar contra a rubéola, a população deve se imunizar. Mas o ideal seria que as pessoas doassem sangue antes de se vacinar para evitar esse esvaziamento dos estoques”, ressaltou.

Ela lembrou que para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, ter um bom estado de saúde e apresentar a carteira de identidade original, com foto. Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos.


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado