Saúde

Hospital do Trabalhador vai sediar VIII Fórum de Psicologia Hospitalar
09-10-2008 15:48

O Hospital do Trabalhador será sede, no próximo sábado (11), o VIII Fórum de Psicologia Hospitalar, com o tema “Intervenção Psicológica: Novos Olhares”, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná. O evento é realizado anualmente e busca proporcionar a troca de informações de profissionais e estudantes sobre o atendimento psicológico dentro dos hospitais.

“Este ano nós teremos um enfoque especial na traumatologia. Quando o paciente chega ao hospital com uma emergência, ele busca um médico e não um psicólogo, mas o acompanhamento para pessoas que sofrem acidentes graves é fundamental. Nosso objetivo é que 100% desses casos tenham atendimento psicológico”, disse a coordenadora de psicologia do Hospital do Trabalhador, Márcia Santos.

A abertura do encontro, às 9h, será feita pela psicóloga Terezina Maria Di Biaggi, do Hospital da Vila Mariana, em São Paulo, com palestra sobre “O papel da psicologia hospitalar em pronto-socorro e UTI”. Depois da conferência da abertura, psicólogas dos hospitais Evangélico, Cajuru e do Trabalhador relatarão suas experiências de atendimentos em pronto-socorro.

No período da tarde, será realizada a mesa “O limite difícil da urgência”, com a participação do médico Ângelo Erzcnger Alves, do enfermeiro Claudinei Machado Nunes e da psicóloga Raquel Pusch de Souza. “Nós vamos reunir os diversos profissionais da saúde para discutir as decisões que se tomam em uma emergência, que devem levar em conta a perspectiva de vida que o paciente vai ter a partir delas”, lembra Márcia Santos.

LIMITAÇÃO – A mesa “Das perdas aos ganhos”, vai abordar o atendimento aos pacientes que sofrem limitações físicas. “O papel do psicólogo no hospital é diferente de uma clínica, nesse momento é necessário principalmente entender o sofrimento que a pessoa está passando, para que ela saia da internação tendo em vista um caminho que ela possa seguir”, afirma Márcia A última mesa do encontro terá a coordenação de Wael de Oliveira, da comissão hospitalar do Conselho Regional de Psicologia e as participações do psicólogo Edson Pancera, do fisioterapeuta Julio Romani e da terapeuta ocupacional Ana Beatriz Zimmermann.

“Será uma boa oportunidade para estudantes, já que a psicologia hospitalar é pouco discutida na academia, sendo que em alguns cursos existe apenas um módulo”, diz Márcia. O fórum será realizado no Hospital do Trabalhador, Av. República Argentina 4.406, Novo Mundo, com 190 vagas abertas. As inscrições podem ser feitas no Conselho Regional de Psicologia ou no local, até sábado (11).


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado