Saúde

Hospital São José consegue Certidão Negativa de Protesto
17-01-2007 17:58

Após 11 meses de trabalho atual diretoria conseguiu pagar e renegociar cerca de 200 títulos protestados


A diretoria do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, empossada pela 2ª Vara Cível desde fevereiro de 2006, anunciou nesta semana a conquista da Certidão Negativa de Protesto, junto ao Tabelionato de Protestos e Títulos Cordeiro, em menos de um ano de trabalho à frente da instituição filantrópica, que, em novembro de 2005, encontrava-se apenas com três pacientes internos e inúmeros problemas administrativos e financeiros, com o risco de ter a falência decretada.


Segundo o provedor da entidade, o empresário Ivan Rodrigues, trata-se de um dever do hospital ter esta certificação, mas, devido a várias dificuldades que foram trabalhadas nos últimos meses, o documento representa uma grande conquista para a comunidade são-joseense. “Em menos de um ano negociamos as dívidas com empresas prestadoras de serviço do governo, como Copel e Sanepar, empresas de telefonia e medicamentos, e de outras áreas de compras, portanto, a Certidão Negativa de Protesto representa o compromisso que assumimos de honrar perto de 200 títulos protestados em cartório”, falou o provedor, acrescentando que o equilíbrio organizacional e financeiro se deve à ajuda dos funcionários, prestadores de serviço, classe empresarial e do governo, “quanto mais o hospital melhora em relação à infra-estrutura e atendimento, mais recursos conseguimos, como uma máquina de Raio X para uso simultâneo com procedimentos cirúrgicos, que o Ministério da Saúde nos entregou ao final do ano passado”.



Melhorias administrativas dos últimos 11 meses
Em novembro de 2005 existiam 306 funcionários e apenas três leitos ocupados. A diretoria fez um acordo trabalhista e dispensou mais de 50 funcionários, acertando também dívidas anteriores com as associações e sindicatos da área médica, a exemplo, com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região Metropolitana - Sindesc, com o qual negociou uma dívida de mais de 600 mil para cerca de 300 mil reais pagos em vários meses, além de acordos com atrasos no pagamento de prestação de serviços privados e públicos.
Meses depois, o Centro de Terapia Intensiva foi reaberto com 12 leitos disponíveis para internação particular e do SUS. O Departamento de Pediatria começou a funcionar 24h, com dez médicos e diversas habilitações, incluindo a reabertura do Centro de Obstetrícia, que foi totalmente reformada.
Estão sendo realizadas obras para diminuição no número de entradas ao hospital, de seis para apenas duas, reduzindo gastos com pessoal, mobiliário, luz e controle de acessos. A nova fachada em construção será nos fundos, na rua Vitorino Ordini.
Com o sucesso no uso de gerador para poupar energia, uma empreiteira fez a perfuração gratuita de um poço artesiano em cerca de 200 metros para diminuir o consumo de água, faltando agora a instalação de uma caixa de água de grande capacidade, o que reduzirá os custos de lavanderia em mais de 50%.
No dia 26 de novembro um baile beneficente em prol do hospital teve patrocínio de várias empresas da cidade, com o pagamento dos custos de produção, banda e jantar, resultando no destino de 100 % de repasse do dinheiro, proveniente de 500 convites a cem reais, gerando 50 mil reais de doação. Um churrasco, também organizado pela comunidade empresarial, arrecadou mais de 8 mil reais para o hospital.


Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de São José dos Pinhais
Assessoria de Imprensa
Marcos Rosa Filho - Jornalista
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado