Saúde

Investimento em remédios excepcionais no Paraná cresce 260% em quatro anos
07-05-2007 12:32

O investimento em medicamentos excepcionais no Paraná teve crescimento nominal de 260% em quatro anos, aponta a Secretaria da Saúde. A distribuição gratuita de remédios de alto custo recebeu investimento de R$ 120 milhões em 2006, atendendo a 40 mil pacientes. Em 2002, o investimento foi de pouco mais de R$ 33 milhões. O Governo do Paraná é responsável por 40% dos recursos aplicados em medicamentos excepcionais — o restante vem do Ministério da Saúde, de acordo com a legislação em vigor.

“O Programa de Medicamentos Excepcionais no Paraná é referência nacional. O Ministério da Saúde já nos pediu informações para usar nosso programa como exemplo para outros estados do Brasil”, explica Luiz Fernando Ribas, da Secretaria da Saúde. “De tudo que distribuímos, apenas 6% referem-se a medicamentos comprados para atender decisões judiciais. Esses casos estão totalmente sob acompanhamento de grupo de trabalho formado há dois anos pelo Governo do Paraná”, afirma.

Para participar do Programa de Medicamentos Excepcionais, pacientes com necessidade de tratamento prolongado com remédios de alto valor unitário e uso contínuo devem procurar a Regional de Saúde mais próxima, levando receita médica emitida por profissional credenciado.

Os medicamentos são gratuitos, e a quantidade é determinada pela receita. A cada três meses, é necessário fazer a renovação do cadastro, com nova receita médica. Os endereços das farmácias especiais e regionais de saúde estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Saúde na internet (http://www.saude.pr.gov.br/RS/index.html).

Agência Estadual de Notícias
Fotos SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado