Saúde

Investimentos no litoral garantem atendimento médico de qualidade
05-01-2010 10:29

Veranistas e moradores do litoral contam com atendimento médico e hospitalar de qualidade. O Governo do Paraná investiu R$ 2,2 milhões na compra de medicamentos, materiais hospitalares, serviços e equipamentos para o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate). Os recursos beneficiam hospitais municipais e unidades de pronto atendimento dos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Sul.

A estrutura operacional de transporte médico conta com três ambulâncias, uma UTI móvel e um helicóptero, cedido pela Polícia Militar. Foram contratados 3 mil serviços de plantões de 12 horas para reforçar o atendimento durante a Operação Viva o Verão. Na quarta-feira (6), a secretaria da Saúde irá divulgar boletim com o número de atendimentos realizados entre o Natal e o Ano Novo.

“A nossa maior demanda são os turistas. A nossa população salta de 30 mil para 600 mil habitantes durante a temporada. Em outubro nos reunimos com o secretário da Saúde, Gilberto Martin, e discutimos o nosso plano de trabalho. Nenhuma unidade fica sobrecarregada, pois trabalhamos de maneira integrada. Entre o Natal e o Ano Novo, a unidade realizou cerca de 400 atendimentos por dia. Este número já reduziu um pouco, para cerca de 200 atendimentos por dia e deve manter-se até o final de janeiro”, explicou o diretor do Hospital Municipal Nossa Senhora dos Navegantes, Luiz Antônio do Nascimento.

“O número de atendimentos médicos em Matinhos aumentou 35% em relação ao ano passado. As cidades do litoral do Paraná estão em evidência. A segurança melhorou, não tivemos mais problemas de enchentes e a população encontra atendimento médico de qualidade. Com todos estes pontos positivos o número de veranistas cresceu muito em relação aos anos anteriores”, afirmou Nascimento.

Em Guaratuba, a Unidade de Pronto-Atendimento registrou, desde o início da Operação Viva o Verão, 300 atendimentos por dia. “As unidades de saúde de nosso município ganharam, além de medicamentos e insumos, o apoio de uma equipe médica especializada. Os veranistas contam com uma estrutura muito boa”, destacou a enfermeira chefe da unidade, Aline Tiete.

“Orientamos os veranistas para que evitem tomar sol em horários de pico, temos inúmeros casos de insolação e queimaduras. É também importante prestar atenção na alimentação, evitar frituras, optar por uma alimentação mais equilibrada e não esquecer de beber muita água”, ressaltou Aline.

ATENDIMENTOS – Os pacientes aprovam o atendimento e a estrutura oferecidos. “Estávamos no mar, quando senti uma dor muito forte na minha perna. Fui queimada por uma água viva e vim correndo procurar atendimento médico”, contou a estudante Marina Klasse, 13 anos. Para Marina, o atendimento que recebeu no posto foi eficiente. “Os médicos foram muito atenciosos, logo que cheguei fui atendida prontamente”, disse.

“Minha filha teve uma reação alérgica. O atendimento foi muito bom. É a primeira vez que utilizo o serviço e estou satisfeita. As enfermeiras foram muito atenciosas, minha filha recebeu todo o atendimento que precisava. A estrutura do litoral está muito boa. Apesar do grande movimento de turistas, não tenho do que reclamar”, destacou a empresária Simone Souza.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado