Saúde

Ipem aprova remédios mais consumidos durante inverno
07-08-2007 12:16

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem/Pr) encerrou a “Operação Inverno”, realizada durante os meses de junho e julho, com a aprovação de todos os medicamentos analisados pelos técnicos nos laboratórios do instituto. Foram verificados os medicamentos mais utilizados nesta época do ano, entre os quais antigripais, descongestionantes, xaropes e pastilhas para a garganta.

Também nesta operação, o Ipem/Pr analisou amostras de lãs, fios, linhas e barbantes e nestes itens encontrou irregularidades em três produtos, cujas quantidades indicadas nas embalagens não conferiram. Foram reprovadas e receberam autos de infração os fabricantes do barbante especial da marca Círculo; fio especial 400 tex da marca Vitória, e barbante rústico da marca Roma.

“O resultado da Operação Inverno pode ser considerado positivo, já que os produtos reprovados não afetam a saúde dos consumidores”, declara o gerente de Pré-Medidos do Ipem, Sérgio Camargo, acrescentando que “os produtos mais importantes, no caso, os medicamentos foram todos aprovados”.

Verificação - Para efetuar o trabalho de verificação de produtos existentes no mercado, os técnicos do Ipem visitam os estabelecimentos comerciais, onde recolhem amostras para os prés-exames. Se há constatação de irregularidades, é então recolhida amostra maior do produto para uma análise mais aprofundada, sempre em consonância com a legislação vigente.

Somente depois desse exame, caso seja constatado erro quantitativo, é que os autos de infração podem ser lavrados. O laboratório de pré-medidos do Instituto em Curitiba, atualmente é um dos mais modernos da Rede Nacional de Metrologia Legal.

Durante a “Operação Inverno”, foram realizados pré-exames em 71 itens com a verificação de 355 unidades, totalizando 420 unidades, entre as unidades examinadas no Ipem e fabricantes, numa segunda etapa do processo.

Produtos agrícolas - Paralelamente à execução da Operação Inverno, já está em andamento outra operação que, até o final de agosto, vai fazer acompanhamento nos estabelecimentos comerciais de sementes, adubos, fertilizantes e rações para animais de uma forma geral.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado