Saúde

Laboratório Central do Estado é destaque no controle da epidemia
29-09-2009 19:58

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, apresentou um balanço sobre as atividades do Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), responsável pela realização dos exames da nova gripe no Paraná. Um vídeo ilustrou as atividades do laboratório, que completa 115 anos em dezembro e que recebeu destaque especial pela sua contribuição no controle da epidemia.

“A realização dos exames pelo Laboratório foi uma das estratégicas essenciais que possibilitou ao Paraná traçar o real quadro da doença e iniciar o sequenciamento genético do vírus, que identificará o tipo de vírus que circulou no Estado”, afirmou o secretário.

Além dos exames da nova gripe, no prédio histórico do Alto da XV, em Curitiba, o Lacen faz análises que garantem a qualidade de produtos consumidos pela população, o que inclui a qualidade da água, de alimentos e de medicamentos. Além de atestar o leite distribuído pelo programa Leite das Crianças, do Governo do Paraná.

Na sede de São José dos Pinhais, são mais de 5 mil metros quadrados, divididos em 20 laboratórios, onde são realizados exames para diagnosticar Influenza, HIV/ Aids, hepatite, meningite, dengue, febre amarela, tuberculose, hanseníase e outros. Os exames realizados pelo Lacen são feitos com equipamentos de PCR, em tempo real, esta tecnologia garante uma margem de acerto de 99%.

Além do investimento em equipamentos de última geração para processamento dos exames, o Estado investiu na contratação de funcionários, que se revezam em um terceiro turno de trabalho. Todas as medidas contribuíram para dar agilidade no processamento das amostras, oferecendo o resultado em até 48 horas. “90% dos profissionais que trabalham no Lacen-PR fizeram especialização, mestrado ou doutorado, além de anos de experiência na saúde pública”, afirmou Marcelo Pilonetto, diretor-geral do Lacen-PR

Desde que recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar os exames para Influenza A (H1N1), o Laboratório já processou mais de 9 mil amostras, se tornando o 4o laboratório do País apto para processamento destes exames e o 169º do mundo.

HISTÓRIA - Inaugurado em 1894, o Lacen- PR foi o segundo laboratório de saúde pública do Brasil, criado com objetivo de proteger a saúde da população. Hoje é referência regional e nacional no diagnóstico e prevenção de doenças.

A estrutura e os trabalhos realizados renderam ao Lacen-PR o certificado do programa de excelência em laboratórios médicos. A unidade também foi apontado pelo Ministério da Saúde como melhor Lacen do Sul do Brasil e um dos cinco melhores do país.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado