Saúde

Lacen contrata profissionais e compra equipamento para exames da gripe A
06-08-2009 19:10

O Laboratório Central do Estado do Paraná – Lacen – contratou, em caráter emergencial, seis farmacêuticos, dois técnicos de laboratório, e dois técnicos administrativos. Eles darão suporte aos servidores que já trabalham nos exames da nova gripe. Estes profissionais trabalharão no terceiro turno (noite) e a expectativa é que 250 amostras sejam processadas por dia.

Além do reforço de profissionais, o Lacen adquiriu mais um equipamento de PCR (Polymerase Chain Reaction), utilizado para o diagnóstico da nova gripe, entre outras doenças. “Com esse reforço o laboratório conseguirá agilizar o resultado dos exames das amostras coletadas em caso graves e óbitos”, afirmou o diretor do Lacen, Marcelo Pilonetto.

Os novos profissionais começam a trabalhar nesta quinta-feira (6). “O laboratório também recebeu o reforço de mais 10 profissionais do Lacen (Unidade Alto da XV), cinco do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), três do Hospital de Clínicas (UFPR) e um do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar)”, ressaltou o diretor.

O Lacen começou a processar as amostras em 27 de julho, sendo o quarto laboratório do País, e o 169.º do mundo a realizar este tipo de exame. Até terça-feira (4), o laboratório já havia processado 1.499 amostras, o que resultava em média 180 exames realizados por dia, inclusive nos fins de semana.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado