Saúde

Lacen Paraná apresenta os primeiros resultados da análise do vírus H1N1
02-12-2009 17:39

O diretor-geral do Laboratório Central do Estado de Paraná (Lacen-PR), Marcelo Pilonetto, apresentou nesta quarta-feira (02) os primeiros resultados do sequenciamento genético do vírus Influenza A (H1N1) realizado pelo laboratório. Embora o estudo ainda tenha muito a avançar, os resultados iniciais revelaram que o vírus circulante no Paraná é muito semelhante aos demais identificados em outras regiões onde ocorreu a epidemia.

“Os resultados do sequenciamento do vírus nos indicarão os próximos passos que deveremos tomar para o enfrentamento de uma possível segunda onda da doença. Poderemos nos programar em termos de vigilância, baseados em resultados reais, que permitirão ações mais eficazes”, ressaltou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

Pilonetto explicou que não foi identificada nenhuma mutação significativa que diferencie o vírus que circula no Paraná do que está em outros países. “Por enquanto, o Lacen concluiu a análise de um dos oito segmentos do genoma do vírus. Estamos em analisando outros dois. Os resultados nos permitirão perceber mutações que possam causar possível baixa efetividade à vacina e resistência ao medicamento. Estas duas descobertas serão de grande importância para o enfrentamento da doença.”

ANIVERSÁRIO – O anúncio dos resultados foi feito durante a cerimônia pelo aniversário de 115 anos do Lacen, que reuniu representantes dos Estados do Sul, Brasília e Minas Gerais. A representante da Coordenação Geral de Laboratórios (CGLAB/MS) Fabiana Godoy Malaspina contou que a realização dos exames e também do sequenciamento genético pelo Lacen-PR foi surpreendente. “Num momento de crise, percebemos o potencial do Lacen Paraná, que sempre foi um importante parceiro no enfrentamento das dificuldades e na aplicação de projetos-piloto”, destacou Fabiana.

Além do sequenciamento genético, o Lacen foi peça fundamental na realização de exames para detecção do H1N1, e seguindo seu exemplo os laboratórios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul também receberam autorização do Ministério da Saúde para o procedimento. Presente no encontro, a diretora-geral do Lacen do Rio Grande do Sul, Helena Jansson Rosek, lembrou a ajuda que o Paraná deu durante o enfrentamento da epidemia. “O Lacen-PR nos ajudou na época da gripe, emprestando insumos e trocando experiências.”

O Lacen-PR foi o terceiro laboratório do Brasil a receber autorização do Ministério da Saúde para a fazer o sequenciamento genético do vírus Influenza A (H1N1). A autorização ocorreu no final de agosto, e o processo ocorreu rapidamente uma vez que o laboratório já possuía estrutura e equipe capacitada para realizar o procedimento.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado