Saúde

Líder do Governo destaca construção de novos Centros de Saúde no Paraná
09-02-2009 19:13

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli, destacou nesta segunda-feira (9) a construção de novos Centros de Saúde da Mulher e da Criança em 19 cidades no Norte Pioneiro e no Centro Expandido: Assaí, Abatiá, Arapoti, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Floraí, Guapirama, Jaguariaíva, Prudentópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Ribeirão Claro, Roncador, Santa Cecília do Pavão, São Jerônimo da Serra, Siqueira Campos, Tomazina e Uraí.

Os 19 centros fazem parte do plano do Governo do Paraná que construirá 150 centros de saúde entre 2009 e 2010, num investimento de R$ 81 milhões. A construção dos novos centros de saúde foi definida na última sexta-feira (6) em Londrina no encontro entre os prefeitos das duas regiões com o vice-governador Orlando Pessuti e os secretários Gilberto Martin (Saúde) e Luiz Forte Neto (Desenvolvimento Urbano). “As prefeituras vão doar as áreas para os centros. Na seqüência tem-se a licitação e logo após o início das obras. Esse é esforço do Governo do Paraná para melhorar a qualidade da saúde nas cidades que mais precisam desse serviço público”, disse Romanelli.

O deputado adianta que na sua base eleitoral já foram entregues os centros de saúde de Tapira e Japira (falta inaugurar) e em construção estão os centros de Carlópolis, Nova Esperança (fase final), Conselheiro Mairinck (fase final) e São José da Boa Vista (fase final). Romanelli lembrou que Governo do Paraná já entregou 50 centros e outros 95 estão em obras. Com mais as 150 unidades, o Estado terá 295 centros da mulher e da criança.

ATENDIMENTO - O deputado afirma que as cidades que estão e vão receber os centros de saúde geram uma grande demanda no atendimento da saúde da mulher. Com a construção, os centros poderão ampliar o atendimento a outros tipos de casos, além do trabalho preventivo e de problemas relacionados à saúde da mulher e da criança.

“Com a implantação dos centros é possível desenvolver uma série de programas de atendimento e acompanhamento da saúde das mães e dos bebês. A proposta é criar um vínculo para poder fazer uma ação de promoção à saúde de prevenção de doenças e, com isso, reduzir a mortalidade no Paraná”, disse Romanelli.

ESTRUTURA - As unidades serão construídas nos moldes de um centro de saúde básico de 260 metros quadrados. Cada unidade tem consultórios odontológico, pediátrico e ginecológico, salas de enfermagem, imunização, inalação, curativos e higiene bucal, área para realização de exames cardíacos, farmácia, vestiários e copa.

Além da construção, a Secretaria da Saúde fornece os equipamentos, faz o repasse do incentivo mensal e a prestação de assessoria técnica, incluindo o treinamento de profissionais. O terreno para construção das unidades deve ser cedido pelos municípios.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado