Saúde

Maioria dos produtos consumidos em festas juninas é aprovada pelo Ipem
27-06-2008 16:51

Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem concluíram os relatórios referentes à fiscalização dos produtos comercializados, principalmente, nesta época do ano, como amendoim, pipoca, fubá, canjica, vinho e quentão. A operação foi realizada em todo o Estado e começou na segunda quinzena de maio.

Foram visitados aproximadamente 230 estabelecimentos e realizados pré-exames nos próprios locais de revenda em 3.113 itens, sendo que 73 foram encaminhados para exames nos laboratórios do Instituto. Depois de concluídos os exames, foram lavrados 16 autos de infração por falta quantitativa nos produtos e um por irregularidade formal na embalagem.

De acordo com o gerente de Pré-Medidos do Ipem, Sérgio Camargo, o número de irregularidades constatadas este ano foi menor que no ano passado. “Considerando que neste ano tivemos mais estabelecimentos visitados, conseqüência de nosso maior número de técnicos envolvidos na operação Especial e que o número de exames foi maior que os realizados em 2007, podemos concluir que o número de autuações foi proporcionalmente menor”, compara o gerente. Em 2007, foram visitados 170 estabelecimentos, verificados 2.096 e lavrados 20 autos de infração.

Para Sérgio Camargo, “isto significa que o empresariado vem assimilando ano a ano a necessidade de correção em seu processo de envase dos produtos, com melhoria nos equipamentos e controle final, pois até os erros formais encontrados nas embalagens, decorrentes na maioria das vezes da desinformação, já tiveram sensível diminuição”.

Do número total de verificações realizadas, ou seja, exames prévios em estabelecimentos e os finais feitos em laboratórios, o percentual de irregularidade foi de 0,55 %, o que deve ser considerado bem baixo, de acordo com avaliação do gerente.

REPROVADOS – Foram reprovados em Curitiba: vinho tinto de mesa suave Tradição; fubá amarelo Dubon, e quentão colônia Durigan. Em Guarapuava: pipoca-doce Pipoteca e goiabada Sofruta. Em Londrina: vinho tinto de mesa suave Padre Anchieta; vinho tinto de mesa Sinuelo e vinho tinto suave de mesa Canção. Em Maringá: amendoim colorido Zony; quirera de milho Bandeirantes e sagu De La Torre. Em Cascavel: pipoca para microondas Zaeli; vinho branco suave Trentobel; cachaça adoçada Velho Fazendeiro; sagu de mandioca Iremar e milho de pipoca para microondas Zadville.

O trabalho começou com o acompanhamento prévio e verificação dos produtos nas gôndolas de supermercados, pontos de venda e alguns destes, conforme as especificações de embalagem foram recolhidos para exame oficial no laboratório do instituto.

Foram verificadas ou coletadas amostras de artigos comuns nas comemorações de junho, como milho de pipoca, vinhos populares (utilizados para fazer quentão), cachaça, quentão pronto, canela em pó e em rama, canjica e doces específicos, como pé-de-moleque, paçoca, doce de abóbora e outros assemelhados. A função do Ipem é verificar formas e medidas dos produtos comercializados e comprovar se estes estão de acordo com peso e medida registrados na embalagem.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado