Saúde

Mais dois casos de gripe suína são confirmados no Brasil
08-05-2009 23:55

Douglas Corrêa e Marco Antonio Soalheiro
Repórteres da Agência Brasil


Rio de Janeiro e Brasília - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou mais dois casos de gripe suína no país, elevando, assim, para seis casos no Brasil. As novas ocorrências foram registradas no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Ontem (7), foram anunciados os quatro primeiros pacientes (dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais).

O primeiro caso de hoje é de um amigo do paciente que está internado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. Segundo o ministro, esse é o primeiro caso de transmissão do vírus da gripe suína no país, o que as autoridades chamam de contágio pessoa a pessoa.


O rapaz tem 29 anos e teve contato com o amigo no dia 3, quando assistiram a final do Campeonato Carioca na casa do primeiro infectado do Rio de Janeiro, que esteve em Cancún, no México.


Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 5 e foi nternado no dia 6. O rapaz está com febre, mas o quadro é considerado estável. Ambos permanecem internados em quarto isolado.

"É uma transmissão limitada", disse Temporão. O ministro disse ainda que não houve transmissão confirmada para terceiros, mas, mesmo assim, 108 pessoas que tiveram contato com o primeiro rapaz estão sendo monitoradas. São pessoas que estiveram com ele em casa, almoçaram num restaurante ou foram a uma boate em que ele esteve antes da manifestação dos sintomas.



O segundo caso de hoje já havia sido confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina (SES-SC). Uma criança de 7 anos que passou férias na Flórida, nos Estados Unidos, contraiu a doença e esteve internada desde segunda-feira (4) no Hospital Infantil de Florianópolis.

Como evoluiu bem clinicamente, a paciente já recebeu alta. Segundo a assessoria da SES-SC, não há mais nenhuma chance da doença ser transmitida por contato com a garota.

Outro caso suspeito de gripe suína em Santa Catarina foi descartado. Um homem de 30 anos proveniente da Europa recebeu também nesta tarde resultado negativo do exame. Mas a esposa dele, de 22 anos, segue internada após apresentar sintomas da doença.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado