Saúde

Ministério da Saúde deve convocar médicos aposentados para combater dengue no Rio
02-04-2008 20:51

Brasília - Médicos aposentados, de outros estados, ou que exerçam funções burocráticas no governo podem ser remanejados para atender pacientes com dengue no Rio de Janeiro.

A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, após participar da primeira reunião de 2008 da Central Internacional de Compra de Medicamentos (Unitaid), no Palácio do Itamaraty.

O ministro afirmou que o sistema de saúde da capital fluminense está sobrecarregado e que os médicos estão trabalhando no limite. Por isso, há necessidade de reforço.

“As equipes estão trabalhando no limite do stress e da sua capacidade profissional. O que nós estamos fazendo agora é ver, por exemplo, médicos aposentados que ainda tenham condição de voltar ao trabalho, ou médicos que ainda tenham carga horária vaga."

"Também estamos fazendo o levantamento do pessoal que está trabalhando em nível central, em atividades burocráticas, que possam ser deslocados para o atendimento à população nesse momento”, explicou.

Amanhã (3) uma reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) será realizada, no Rio de Janeiro, para discutir o combate à dengue. Segundo o ministro, os secretários vão dizer, na reunião, qual o tipo de apoio poderão conceder ao estado.

“Aí poderemos ter uma idéia mais clara de que estados e com que quantitativo eles poderão apoiar o Rio de Janeiro”. Temporão disse que hospitais de outros estados já demonstraram interesse em colaborar.

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado