Saúde

Novos números sobre a dengue mostram queda de 98% nos casos em relação a 2007
15-05-2008 12:32

A Secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira (14) novos dados sobre a dengue no Paraná. Os números mostram a tendência de estabilização da doença e a queda no comparativo com 2007. Até 7 de maio foram confirmados 546 casos de dengue - 435 em que a infecção ocorreu dentro do Paraná e 111 casos importados. No mesmo período do ano anterior, os casos confirmados totalizavam 20.649 - 19.947 autóctones e 702 importados. A redução no número de casos autóctones é de exatamente 97,82%.

As informações estão no boletim informativo produzido pelo Programa Estadual de Combate à dengue e ficam a disposição no site www.saude.pr.gov.br. “O informativo compara a situação atual com dados registrados no mesmo período do ano anterior. É uma forma de avaliar se o contexto permite direcionar atenção a medidas mais adequadas de controle para aquele momento, não descuidando do principal objetivo, que é eliminar os criadouros de mosquito” explica o técnico Ronaldo Trevisan.

“Precisamos fazer um trabalho contínuo e ininterrupto, todos nós, poder público, entidades privadas e a população. A dengue não é uma doença benigna, a dengue mata” alerta o secretário da Saúde, Gilberto Martin. Até a 17ª semana deste ano, dos casos confirmados, dois foram classificados como dengue hemorrágica. O primeiro caso ocorreu em Sarandi, na região de Maringá. Outro caso aconteceu em Foz do Iguaçu.

No final de abril, em Foz de Iguaçu, autoridades sanitárias do Brasil e do Paraguai propuseram a implantação de estratégias de mobilização social de forma continuada naquela região. “Quanto mais medidas de controle e estratégias forem utilizadas, maiores são as chances de não existir espaço para novas manifestações da doença. Para isso precisamos do apoio de toda a população” enfatiza o secretário Gilberto Martin.

As propostas elaboradas na região de fronteira foram reunidas em relatório e encaminhadas a Brasília pelo cônsul-geral do Brasil em Cidade de Leste (Paraguai), Antonio Fernando Cruz de Mello. Entre as sugestões esta a inclusão do tema dengue no ensino básico. Segundo a diretora da 9ª Regional de Saúde, Anice Nagib Gazzaqui, a medida visa divulgar o assunto nas escolas, possibilitando com isso o debate dentro das famílias e o esclarecimento do assunto a uma grande parcela da população.

Outras sugestões são o uso de imagens sobre a doença, para promover o impacto. Os participantes da reunião concluíram que as imagens mostradas até então são suaves em relação à gravidade do problema. Além disso, pede-se que ocorra troca de informações entre os Ministérios dos países fronteiriços.


AEN
Foto:SECS

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado