Saúde

Número de mortos com nova gripe no Paraná sobe para 25
05-08-2009 12:05

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, afirmou nesta terça-feira (4) que só serão coletadas amostras para a confirmação da nova gripe em casos graves, pessoas internadas e óbitos. “Antes, o número de casos confirmados era importante. Ao passar do tempo, percebemos que 98% das pessoas que contraem a nova gripe têm uma evolução benigna. Por isso, a informação mais importante nesta fase certamente é a confirmação dos óbitos” explicou.

O secretário também deu informações sobre o novo Boletim Epidemiológico divulgado na quarta-feira (5). Foram confirmados mais 21 óbitos no Estado. Destes, 19 foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e outros seis pela Fundação Oswaldo Cruz. Os resultados fazem parte de um lote de exames que estavam a espera de avaliação no Lacen. O secretário também divulgou que seis resultados de exames foram negativos para a nova gripe.

Outras informações, como número de casos confirmados e descrição dos óbitos, serão informadas no boletim epidemiológico nº42 que deverá ser divulgado na quarta-feira (5). “Temos até o momento 25 óbitos confirmados. Estes números podem parecer expressivos, pois estamos investigando todos os óbitos por insuficiência respiratória aguda no Estado. Somente em julho do ano passado 263 pessoas morreram de pneumonia”, ressaltou Martin.

O secretário disse ainda que não há razão para pânico. Entendo que é um comportamento dentro do que esperávamos. Estes números são bem melhores do que os verificados em outros países e mesmo em outros Estados que têm características climáticas e populacionais parecidas com as nossas”, afirmou.

Para Martin, os resultados laboratoriais não modificam o tratamento. “Nenhum paciente precisa esperar o resultado do exame para receber o tratamento, seja ele sintomático ou com o antiviral se for o caso. Cabe ao médico avaliá-lo e prescrever a medicação indicada”, enfatizou.

O secretário afirmou também que os boletins epidemiológicos serão divulgados todas as segundas, quartas e sextas-feiras, com as informações da situação do Estado. “Agora que os exames estão sendo feitos no Lacen Paraná, o número de casos confirmados vai aumentar muito, pela agilidade no processamento das amostras e consequentemente pela rapidez na divulgação”, completou.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado