Saúde

OMS estuda possibilidade de elevar grau de alerta para gripe suína
29-04-2009 18:17

Brasília - A Comissão de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) reúne-se hoje (29) para decidir sobre a possibilidade de elevar o nível de alerta para gripe suína de quatro para cinco. A elevação significará que a pandemia do vírus que provoca a doença é iminente e inevitável. As informações são da agência de notícias portuguesa Lusa.

De acordo com a OMS, uma doença é declarada como pandemia quando atinge o nível seis, último na escala. Para que isso ocorra, é preciso que se tenha confirmado a existência de dois focos distintos de infecção em dois países diferentes de uma região.

As autoridades sanitárias norte-americanas anunciaram hoje que 91 casos de gripe suína foram confirmados em dez estados do país. Nova Iorque é o que tem mais ocorrências, 51 casos. Texas e Califórnia vêm na seqüência, com 16; e 14 respectivamente.


Ontem (28), o balanço oficial registrava 65 casos confirmados em seis estados. Até ao momento, a única morte provocada pela doença nos Estados Unidos foi a de um bebê mexicano que adoeceu enquanto visitava a família no Texas.

No México, a gripe suína pode ter causado 159 mortes. Hoje, segundo a BBC Brasil, o governo mexicano reviu os números e informou que há sete mortes confirmadas por gripe suína e não 20 como vinha sendo divulgado.

O surto já provocou as primeiras ocorrências na Alemanha, além de novos casos na Espanha, no Reino Unido, em Israel, na Nova Zelândia e na Austrália.

Da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado