Saúde

Paraná apresenta queda de 32% nos casos de HIV/Aids
03-12-2009 19:43

Dados do Ministério da Saúde apontam uma redução de 32% nos casos de HIV/ Aids no Paraná, de 2007 para 2008. No Brasil esta redução foi de 15% no mesmo período. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (03) em Curitiba no Encontro Estadual de Aids e suas interfaces, que acontece até este sábado (054), com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre profissionais de saúde e membros da sociedade civil.

“Mesmo com a redução nos números, precisamos continuar investindo em políticas públicas, com o foco na prevenção e no combate ao preconceito. Por isso estamos promovendo este evento para provocar discussões e promover a troca de experiência entre os profissionais de saúde, para que possam contribuir na aplicação das políticas públicas”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, José Lucio dos Santos.

De acordo com ele, não dá para implantar políticas públicas sem que a sociedade civil se envolva. “Procuramos sempre discutir ações de vigilância conjuntamente, por isso os resultados destes dois dias de debates serão consolidados em um documento significativo que servirá para nortear as nossas ações no ano de 2010”, ressaltou o superintendente.

Entre 1984 e 2009 foram diagnosticados e notificados 22.196 casos de Aids no Paraná, entre adultos e crianças. “Após 25 anos de epidemia de DST/HIV/Aids instalada no Estado, muito se fez e muitos procedimentos mudaram, e as tendências da epidemia mudaram. Nos dias de hoje o perfil epidemiológico está voltado para a heterossexualização, com predominância em mulheres muito jovens se infectando, sendo que alguns na primeira relação sexual”, explicou o coordenador do programa DST/Aids no Paraná, Francisco Carlos dos Santos.

A interiorização da epidemia também será discutida no evento que reúne profissionais das 22 Regionais de Saúde. Isto porque nos 399 municípios do Estado há pelo menos uma pessoa vivendo com HIV ou doente de Aids. “Precisamos garantir o acesso aos insumos de prevenção, o diagnóstico, por meio dos testes rápido e convencional, e ao tratamento. Porém, precisamos investir também em informação para todos os públicos”, explicou o coordenador.

A médica Julia Cordelini, que trabalhou em sua palestra magna A Aids nos diferentes ciclos de vida - desde gestantes até a terceira idade, afirmou que é preciso promover a defesa dos direitos humanos e acabar com a discriminação. “Este é um momento de refletir sobre a nossa principal limitação, o preconceito, e para isso não tem remédio. Ele impede que os soropositivos sejam inseridos na sociedade, causando muitas vezes ansiedade e depressão”, explica.

No município de Curitiba a redução no número de casos de 2007 para 2008 foi de 34%. “Mesmo com a redução apontada nas estatísticas não podemos baixar a guarda. Esta redução é trabalho de 20 anos investindo em informação e prevenção”, explicou a coordenadora do programa DST/ Aids do município de Curitiba, Mariana Thomas.

Para o representante da Ong Rede de Pessoas vivendo com Aids, Roni Lima, o envolvimento da sociedade civil é de extrema importância para que seja criado um ambiente favorável para os portadores do vírus HIV. “A nossa maior ferramenta de trabalho é a prevenção. Mas não só a prevenção de quem ainda não tem o vírus, e sim a prevenção do preconceito gerado com quem já é portador do vírus HIV. Queremos garantir que o soropositivo tenha uma vida saudável”, explicou.

Durante os dois dias de evento, serão trabalhados outros temas relacionados a HIV/ Aids, entre eles Aids e Intersetorialidade e Aids no Sistema Prisional do Paraná.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 03 de dezembro

08 as 9:00 – Credenciamento dos participantes
09:00 as 09:30 – Mesa de Abertura
10:00 – Palestra Magna de Abertura - Aids nos diferentes Ciclos de Vida
Palestrante: Julia Cordelini – Curitiba- Pr
12:00 as 13:30 – Almoço
13:30 as 15:00 – Mesa-redonda – Aids e Intersetorialidade
Saúde – Iraci Batista Silva - Programa Estadual DST/Aids - SC
Educação - Daiana
Assistência Social – Márcia T. de Oliveira
Saúde do Trabalhador – Zureh Handar
15:00 as 15:30 – Intervalo Coffe Break
15:30 às 16:30 – Aids no Sistema Prisional do Paraná – Carmem Muller

04 de Dezembro
8:30 às 10:00 Mesa-redonda – Co-Infecções em HIV/Aids –
Hepatites Virais – Mirian Neumann Willrich – Médica Programa Hepatite Cascavel
Tuberculose – Silvia Ross – CRE METROPOLITANO
DST – Newton Carvalho - HC
10:00-10:30 – Intervalo café
10:30 Mesa-redonda – Co- Morbidades
Kengi Itinose – Médico – Campo Largo
12:00 as 13:30 – Almoço
13:30 às 15:00 – Mesa-redonda O Papel X A Prática da atenção básica na epidemia de HIV/Aids
Mariana Thomas - Programa Municipal DST/Aids – Curitiba
Fabio Aragão – Médico / Regional de Guarapuava
15:00 as 15:30 – Intervalo Coffe Break
15:30 –17:00 – OFICINA (07 SALAS)
Minha X Nossa prática na epidemia HIV/Aids

05 de dezembro
8:30 – 10:00 – O nosso conceito de sucesso para uma atenção integral a Saúde
Rede de Pessoas Vivendo com HIV/Aids – RNP+Pr
10:00 – 12:00 – Encaminhamento e encerramento

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado